Copasa promove esporte e cidadania no Morro das Pedras

  • ícone de compartilhamento

Copasa / Divulgação

Uma manhã de esporte e festa para a comunidade do Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte. A Copasa realizou neste sábado (27/1), no Campo da Pedreira, mais uma edição do Bola na Rede, ação que visa a promoção da cidadania e do esporte com foco em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, como parte do programa "Engajar para Transformar" - que estabelece diretrizes do relacionamento da companhia com a sociedade, tendo o cliente como foco.

"Com essa ação, a Copasa, além de levar água de qualidade para as pessoas da comunidade, melhorando a saúde e a qualidade de vida, também contribui para que o local tenha mais estrutura", afirmou Daniel Café, fiscal de campo e um dos coordenadores do Engajar para Transformar no Morro das Pedras.

O apoio da empresa possibilitou reforma na estrutura da quadra, após desmoronamento de terra, reparos nas traves do gol, pintura dos muros, além da doação de 72 uniformes (camiseta e calção), 120 materiais esportivos e 60 medalhas para o projeto Toque de Arte, que atua no Morro há mais de 20 anos.

O Toque de Arte atende crianças e adolescentes entre 4 e 16 anos e oferece atividades como vôlei, futebol e realização de horta comunitária para resgatá-las de situações de risco. "Quero agradecer à Copasa de coração pela parceria", afirmou Paulo Cesário da Silva, coordenador do projeto. "O envolvimento social da empresa é sensacional para a comunidade", acrescentou.

"Ações como o Bola na Rede oportunizam o fortalecimento da comunidade e o sentimento de pertencimento, muito importantes para o desenvolvimento da cidadania. Por atender crianças e adolescentes, o projeto, aliado a ações educativas, tende a criar uma consciência socioambiental no público atendido", explica Poliane Gonçalves, analista socioambiental da Unidade de Responsabilidade Social da Copasa.

Dia especial

O evento deste sábado foi marcado por muita música. As crianças e adolescentes jogaram bola, receberam medalhas e ganharam pipoca e picolé. A companhia também distribuiu água com o carro Pipinha.

Ana Júlia Santana, de 13 anos, foi uma das crianças e adolescentes que marcou presença no evento. Ela está no projeto Toque de Arte, apoiado pela Copasa, há cerca de um ano. Graças à iniciativa, fez novas amizades e já sabe o quer do futuro: "Gosto muito de jogar bola. Quero ser profissional".