Copasa promove 1º Encontro 'Proteja o Ribeirão dos Órfãos', em João Pinheiro

  • ícone de compartilhamento

Com o propósito de garantir a preservação, promover a revitalização do ribeirão dos Órfãos, manancial que abastece  o município de João Pinheiro, no Noroeste do estado, e conscientizar a população quanto à importância de cada um fazer a sua parte na proteção dos recursos naturais, a Copasa, por meio do Coletivo Local de Meio Ambiente de João Pinheiro (Colmeia), convida autoridades e moradores do município para participarem do 1 º Encontro “Proteja o Ribeirão dos Órfãos”.  

O evento será realizado no próximo dia 17/11, às 9h, na Câmara Municipal de João Pinheiro (Rua Dr. José Pena, 374 - Centro). Na oportunidade, serão detalhadas questões que envolvem poluição ambiental; levantadas propostas para reverter a situação; expostos os benefícios da preservação da microbacia para a segurança hídrica das gerações atuais e futuras; além de ser elaborado um planejamento estratégico que visa resguardar o manancial, em conjunto com todos os presentes.

Fauster Bernardes, integrante da equipe socioambiental da Copasa no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (Unoe), destaca que, além do Colmeia e das autoridades, a participação da população é fundamental.

“Sugestões são sempre bem-vindas e cuidar da natureza é uma responsabilidade de todos. Nessa reunião, podemos, juntos, elaborar ações para garantir a perenidade do ribeirão dos Órfãos. Quando cada um apoia a causa, o futuro se transforma e fica mais verde e sustentável”, ressalta. 

Sobre o Colmeia  

Para executar de maneira eficiente as ações do Pró-Mananciais, são formados os Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias), responsáveis por analisar a situação e propor planos de ações para solucionar problemas nas comunidades próximas às microbacias.  

Esses coletivos avaliam a necessidade de cercamento de nascentes e reservas, viabilidade de adequação de estradas, possibilidade de plantio de mudas, demandas para construção de aceiros, curvas de nível e bolsões, entre outras, que demandam a realização das atividades desenvolvidas pelo Pró-Mananciais.  

O Colmeia conta com as participações de entidades e órgãos públicos, comunidades acadêmicas e ONGs que assinaram um pacto se comprometendo com as ações do Programa. Integram o Colmeia João Pinheiro a Câmara e a Prefeitura Municipal; a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG); Instituto Estadual de Florestas (IEF); Sindicato Rural; Polícia Militar de Meio Ambiente (PPMAmb) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). 

Pró-Mananciais  

Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público. Com a ajuda dos Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias), atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.  

A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 275 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços.