Copasa participa de reunião de grupo de proteção do Ribeirão Três Barras

A Copasa participou, na manhã desta quinta-feira (27/10), da 2ª reunião do Coletivo Local de Meio Ambiente de Presidente Olegário (Colmeia), realizada na cozinha comunitária do município. O objetivo do encontro foi a implementação do regimento interno do grupo.

As regras pautam a atuação do coletivo, formado para avaliar a necessidade de cercamento de nascentes e reservas, a viabilidade de adequação de estradas, possibilidade de plantio de mudas e demandas para construção de aceiros, curvas de nível e bolsões no perímetro da microbacia do Ribeirão Três Barras, manancial que abastece a cidade. Todas essas atividades estão contidas no cardápio do Pró-Mananciais.

O evento marcou a retomada das reuniões do coletivo em Presidente Olegário, que estavam suspensas em razão do período de silêncio devido ao ano eleitoral. Esta foi a primeira reunião do conselho após a sua formação, que aconteceu em 7/6 deste ano.

O representante do Legislativo Municipal, Neverson Aparecido Teodoro, marcou presença e ressaltou a importância da mobilização do Colmeia: “Para nós esse projeto é extremamente importante. Tem criação pisoteando nascentes, o que não pode ocorrer, pois elas é que nos fornecem água. Queremos aumentar a adesão ao projeto, por isso, vamos planejar junto à prefeitura com objetivo de nos reunirmos com mais órgãos e assim possibilitar que as microbacias sejam recuperadas”, destacou o vereador.

O integrante da equipe socioambiental da Copasa, Fauster Bernardes, falou sobre os próximos passos do coletivo. “Já pegamos autorização com os donos das propriedades rurais presentes na microbacia do Ribeirão Três Barras para realizar atividades de proteção e recuperação na área. A estimativa é que ainda esse ano possamos construir pelo menos seis quilômetros de cercas no entorno de áreas de preservação. Também queremos promover a oficina do futuro (atividades de educação ambiental) com os proprietários dessas terras”, contou.

Enquanto as atividades de educação ambiental contribuem para uma mudança de perspectiva em relação à natureza, levando o ser humano a cuidar do ambiente em que vive de maneira sustentável, de modo a garantir o acesso aos recursos naturais para as gerações atuais e futuras, o cercamento de áreas verdes evita que animais de grande porte pisoteiem nascentes. Além disso, protege a vegetação, contribuindo para a perenidade da fauna e flora e favorece a penetração da água no solo, consequentemente, aumentando a vazão das nascentes.

Integram o Colmeia de Presidente Olegário as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente; de Estradas; a Câmara Municipal de Vereadores; a Defesa Civil, o Rotary Clube e a Copasa.

Sobre o Pró-Mananciais

Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público.

Atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.

A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 275 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços.

ODS e Agenda ESG

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global.

O Pró-Mananciais integra o ODS 15 que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade.

O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.