Copasa faz ação para regularização de clientes no Morro das Pedras

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A Agência Móvel da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) - posto itinerante que leva os serviços de atendimento da empresa às comunidades - e equipes de mobilização social da Companhia realizaram neste sábado (12/11) uma ação na Vila São Jorge, no Morro das Pedras, em Belo Horizonte, com o objetivo de regularizar a situação dos clientes junto à Copasa e viabilizar o acesso à água tratada.

Durante a manhã deste sábado, quem passou pelo local onde estava instalada a Agência Móvel, na Avenida Silva Lobo, altura do número 2460, teve a oportunidade de resolver pendências e tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos pela empresa. Foi o caso de Angélica Cardoso, auxiliar de serviços gerais, que precisava mudar a titularidade da conta: “A Copasa veio até a gente. Foi gratificante. O atendimento foi muito bom. Deu para resolver tudo. Menos uma preocupação para a minha vida”.

Já a empregada doméstica Isabel Cristina dos Santos estava em busca de esclarecimentos sobre o padrão de água e também saiu satisfeita com o atendimento que recebeu. “Achei muito interessante essa iniciativa. Fica mais fácil para a gente resolver as coisas”, declarou.

Além do atendimento na Agência Móvel, equipes de mobilização social fizeram um trabalho de porta a porta para buscar a adesão da população local às redes de água. Segundo o supervisor comercial da Unidade de Serviço de Faturamento e Arrecadação, Tiago Júlio Pereira, essa iniciativa faz parte de um trabalho que já vem sendo feito pelas equipes socioambientais da empresa e que visam “o combate a perdas e a melhoria operacional” dos serviços oferecidos à população. Ele destaca ainda que a Copasa já está mapeando outros locais na Região Metropolitana de Belo Horizonte para levar a ação.

Essa ação faz parte de um contrato de combate de perdas aparentes em vilas e aglomerados, uma das frentes de trabalho do programa Engajar para Transformar. A proposta é dar condições aos clientes que moram nessas áreas de regularizar sua situação junto à Copasa e terem acesso à água tratada em casa. 

O trabalho começou a ser executado neste ano na Vila Ideal, em Ibirité, e agora está expandindo as ações para o Morro das Pedras, Ventosa, Conjunto Santa Maria e Querosene. Além da redução de perdas de água, o projeto tem como objetivo também a ampliação do acesso ao saneamento, a redução de disseminação de doenças de veiculação hídrica e a preservação do meio ambiente por meio do consumo sustentável de água.

Já a Agência Móvel - que fez sua estreia na rua neste sábado - é uma iniciativa que visa ampliar os canais de atendimento ao cliente por meio de uma atuação direta junto às comunidades, oferecendo serviços como solicitação de ligação de água e esgoto, troca de titularidade, negociação de débitos e informações sobre tarifa social. A van também tem o objetivo de levar à população ações de educação ambiental que visam conscientizar a população sobre temas como o uso consciente da água.   

A Agência Móvel da Copasa ficará na Vila São Jorge, no Morro das Pedras, nos dias 14, 16, 17, 18 e 19 de novembro e, no dia 15, na Vila Ventosa. Depois disso, seguirá para outras localidades. A proposta é que sejam realizadas ações durante todo o ano, especialmente em eventos de mobilização social.