Consulta pública da Loteria Mineira para exploração de jogos atrai nove empresas

  • ícone de compartilhamento

A consulta pública aberta pela Loteria Mineira para obter contribuições para o aprimoramento de processos e a concessão da exploração de jogos atraiu nove empresas, sendo quatro multinacionais. Agora, elas têm até 25/2 para entregar suas manifestações e sugestões, que serão avaliadas durante a elaboração dos documentos técnicos da licitação. 

O processo será na modalidade Concorrência Pública Internacional, tipo maior oferta, para outorga da concessão de serviços de exploração e operação de jogos de loteria de números, sorteio individual e imediato, loterias convencional (passiva) e tradicionais, em meio físico no estado de Minas Gerais.

Diretor da autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), Ronan Moreira destaca que a participação dos empreendimentos superou as expectativas. “É uma demonstração de total transparência da Loteria Mineira em um processo aberto, democrático. Principalmente porque conseguimos atrair a atenção de muitas empresas, várias delas conhecidas mundialmente. Isso significa que a instituição é sólida e, sobretudo, que o estado de Minas Gerais desperta o interesse de grandes parceiros", afirma.

Concessão

O contrato de concessão para a exploração dos jogos terá prazo de 15 anos, podendo ser prorrogado por igual período. A arrecadação bruta estimada é de R$ 1,5 bilhão.

Conforme o diretor da Loteria Mineira, a entrada de recursos adicionais no caixa do Estado será importante para o financiamento de programas gerenciados pelo Governo que buscam a promoção do bem-estar social nas mais diversas áreas. Além disso, a proposta também traz a perspectiva de geração de empregos e impostos, além de premiar pessoas.

"Vale ressaltar que os recursos das premiações acabam circulando no próprio comércio local. Então, estamos esperando uma série de benefícios relacionada a esse novo contrato de exploração de jogos em Minas", afirma Ronan Moreira.