Concurso vai escolher o melhor queijo da região de Araxá

  • ícone de compartilhamento

O XII Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal Araxá será nesta sexta-feira (7/10), às 14h, na sede da Cimpla, em Araxá, no Alto Paranaíba. Este ano, estão inscritos 12 queijos, sendo eles de Araxá, Campos Altos, Ibiá, Sacramento, Santa Juliana e Tapira (municípios da microrregião produtora de Queijo Minas Artesanal de Araxá).

O corpo de jurados é composto por cinco especialistas de queijo minas artesanal, entre eles professores do Instituto Federal de Bambuí e do Instituto de Laticínios Cândido Tostes/Epamig, um gastrônomo e uma pessoa ligada ao serviço de compras de queijos de uma grande rede de supermercados em Minas Gerais. No concurso, serão escolhidos os cinco melhores queijos, que estarão automaticamente classificados para disputarem o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, com previsão de ser realizado em Belo Horizonte, no fim de novembro.

“Os queijos são dispostos em mesas e identificados por números aleatórios, o que significa que os juízes não têm conhecimento de quem é o produtor. Daí, os jurados são livres para fazer avaliações de aspectos internos e externos de cada uma das peças”, explica a extensionista da Emater-MG, Sílvia de Lima Passos. Externamente são avaliados aspectos como apresentação (formato e acabamento) e cor (uniforme ou manchada). Após partidos, são analisadas a textura (olhaduras e granulação), a consistência (dureza e untuosidade) e o paladar e o olfato (sabor e aroma) dos queijos.

Inovação tecnológica

Este ano, ao mesmo tempo da avaliação dos juízes, que será feita em ambiente aberto para acompanhamento do público, haverá a realização de palestras técnicas para os produtores e demais participantes. Serão três palestras, com duração de 30 minutos, que vão abordar temas como o processo de certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose, o cooperativismo e crédito rural e a inovação tecnológica e inteligência artificial no processo do queijo minas artesanal.

Além da classificação para o concurso estadual, os cinco produtores que obtiverem maior pontuação na classificação final recebem troféus e certificados. Este ano, com apoio da organização da Expoqueijo 2023, o campeão terá ainda acesso ao concurso internacional do ano que vem já garantido. A extensionista da Emater-MG explica que todos os produtores participantes do concurso deste ano terão direito a certificado de participação. Ela ressalta ainda que a premiação serve para dar mais visibilidade às queijarias concorrentes. “Nos concursos anteriores foi perceptível a ampla divulgação e a valorização dos produtos premiados, não só na região, mas também no cenário estadual”, conta Sílvia.