Circuito Liberdade reúne diversas atrações culturais no feriado de Corpus Christi

  • ícone de compartilhamento

Quem ficar em Belo Horizonte no feriado prolongado de Corpus Christi e visitar o Circuito Liberdade vai encontrar muitos espaços culturais de portas abertas. Há atrações para todos os gostos e idades. De quinta a domingo, diversas atividades serão realizadas pelos equipamentos. Teatro, música, dança, oficinas, palestras, exposições, entre outras, integram a programação, que conta com vários eventos gratuitos. Confira a programação:

O Festival Minas Canta Marku chega ao Centro Cultural do Banco do Brasil Belo Horizonte no feriado. Diversos artistas de Minas se reúnem para homenagear o cantor mineiro Marku Ribas. Ainda no CCBB, tem a exposição DreamWorks - Animation – Uma Jornada do Esboço à Tela, que continua em exibição até 29 de julho.

Os eventos no Memorial Minas Gerais Vale também integram a programação do feriado prolongado, no Circuito Liberdade. Com o festival Formação de Quadrilha do Centro Cultural Lá da Favelinha, danças típicas e urbanas compõe a apresentação dos integrantes com figurinos exclusivos da moda upcicling, trazendo alegria e diversidade para a festa tradicional junina. Já a exposição “O Brasil que merece o Brasil”, de Walter Firmo, está em exibição gratuita com 93 fotos realizadas entre a década de 1960 e o ano de 2017, mostrando a cultura popular de diferentes regiões do país.

O Espaço Conhecimento UFMG oferece oficinas e atividades para um público de diferentes idades. Fazem parte brincadeiras indígenas, que unem as atividades infantis com jogos que surgiram nas aldeias, como peteca, pião e perna de pau, com o objetivo de integrar e demonstrar a presença da cultura indígena na cidade. Com o espetáculo Teatro dos Planetas, os visitantes interagem com os movimentos e posições dos planetas do nosso Sistema Solar, onde a encenação ocorre em um tapete astronômico de forma divertida.

Na Casa Fiat de Cultura, o público pode conferir a HQ “Os Gigantes da Montanha”, obra original do escritor italiano Luigi Pirandello, formada pelo Grupo Galpão, que irá demonstrar o processo de criação e estudo inicial feito a lápis até a fase de finalização digital de Carlos Avelino, ilustrador da história em quadrinhos.  No domingo (23/6), a animação fica por conta do “Encontros com o Patrimônio - Festa Junina”, que vai abordar as origens e especificidades de uma das maiores tradições do Brasil.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal traz neste feriado a 12ª edição da Revista Canjerê, que comemora o aniversário da Independência de Moçambique com bate-papos, músicas e relatos históricos. Celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente, o MM Gerdau oferece atividades que propõe a conscientização e relevância da conservação da natureza.

O Espaço Cultural Escola de Design – Uemg recebe no dia 20 de junho, a palestra “Coisa de louco, coisa literária, coisa de Tião”, com Lucia Castello Branco, que fala sobre a obra “Coisa de Louco” de Sebastião Nunes. A exibição vai até o dia 29 de junho.

Já o Museu Mineiro recebe a primeira exposição do Coletivo Grassar, com a mostra “Estadia 2” que apresenta 12 trabalhos e coloca em pauta as discussões sobre como a arte contemporânea dialoga com as obras de acervos permanentes de museus, evidenciando as tensões entre passado, presente e futuro.

 


Confira, a seguir, os horários de funcionamento dos espaços durante o feriado prolongado:

Espaço do Conhecimento UFMG
- De quinta a domingo, das 10h às 17h;
- Todo sábado, horário estendido das 10h às 21h

CCBB
- De quinta a domingo, das 10h às 22h.

Espaço Cultural Uemg
- De quinta a sábado, das 14h às 19h.

BDMG Cultural
Fechado.

Casa Fiat de Cultura
- Quinta-feira, das 10h às 18h, sexta-feira, das 10h às 21h;
- Sábado e domingo, das 10h às 18h.

Memorial Minas Gerais Vale
- Quinta a sábado, das 10h às 17h30. Quinta-feira, com horário estendido até às 21h30;
- Domingo, das 10h às 15h30.

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
- Quinta-feira, das 12h às 22h;
- Sexta-feira a domingo, das 12h às 18h.

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Fechada.

Museu Mineiro
- Quinta-feira, sábado e domingo, das 12h às 19h;
- Sexta-feira, das 10h às 19h.

Centro de Arte Popular Cemig
- Quinta-feira, sábado e domingo, das 12h às 19h;
- Sexta-feira, das 10h às 19h.

Arquivo Público de Minas Gerais
Fechado.

Palácio da Liberdade
Fechado.

Cefart Liberdade
Fechado.

Academia Mineira de Letras
Fechado.

 

Acesse a programação completa em www.circuitoliberdade.mg.gov.br