CGE e SES iniciam consultoria para evitar sucateamento de bens públicos da saúde  

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A Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), iniciaram, nessa quarta-feira (23/3), um novo ciclo do projeto “CGE Presente”. A proposta é identificar eventual existência de bens hospitalares e ambulatoriais remanescentes (materiais permanentes e/ou de consumo), que se encontram armazenados sem utilização e propor soluções para sua destinação, evitando a ociosidade.

Além disso, será realizada consultoria a fim de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão e dos mecanismos de controle relacionados à aquisição e utilização de bens públicos. O trabalho será coordenado pela Diretoria Central de Auditoria em Programas e Governança. “O Projeto CGE Presente trará uma nova dinâmica no relacionamento entre CGE e a SES, pois visa a melhoria nos processos por meio da prestação de consultoria”, explicou o auditor interno, Carlos Humberto Ornelas Oliveira.

Instituído pela Resolução CGE Nº 40, de 6 de novembro de 2018, o “CGE Presente” visa a interação, experimentação e criação conjunta, com o uso de métodos ágeis e práticas colaborativas, que envolvem ações de pesquisa, exploração, ideação, destinado a melhorar a governança, o gerenciamento de riscos e os controles internos em temas de grande relevância socioeconômica presente nos projetos estratégicos dos órgãos e entidades do Estado de Minas Gerais.

CGE Presente, ciclo educação

O CGE Presente tem como objetivo verificar a aplicação de recursos públicos estaduais nas áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública e Assistência Social com atuação preventiva. O tema alimentação escolar foi escolhido para a primeira fase do projeto.

“Foi realizada auditoria preventiva com o intuito de identificar deficiências e agir de forma a propor soluções rápidas para os problemas encontrados na tentativa de reduzir potenciais danos e a qualidade na entrega de políticas públicas a sociedade”, explica a coordenadora de Auditoria, Transparência e Integridade da Secretaria de Estado de Educação, Dandara Pimenta.

“A dinâmica dos trabalhos baseou-se na aproximação com o staff da SEE para facilitar o conhecimento dos fluxos de trabalho e dos processos existentes no dia a dia das escolas. Dessa forma, propiciou-se que soluções criativas e viáveis fossem pensadas, discutidas com a alta administração, e, paulatinamente, implementadas. Nesse sentido, o projeto visou trabalhar para agregar valor ao serviço público, propondo aprimoramentos na gestão das caixas escolares e por meio desta parceria com a SEE foi possível contribuir de forma mais eficaz e assertiva para o aperfeiçoamento dos processos e fluxos de trabalho, gerando economicidade, eficiência e maior transparência”, completa Dandara.