Câmara Intersetorial da Construção Civil e Infraestrutura inicia criação de novo plano de trabalho

A Câmara Intersetorial de Acompanhamento de Empreendimentos e Obras da Construção Civil e Infraestrutura, instituída pelo Decreto nº 46.963/16, teve suas atividades retomadas. A primeira reunião de trabalho deste ano, realizada na última sexta-feira (9/8), na Cidade Administrativa, teve como principais objetivos apresentar os novos membros – instituídos em 12 de julho, conforme Resolução Seinfra 03 – e dar início à elaboração de novo plano de trabalho.

Coordenada pelo secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, a Câmara Intersetorial de Acompanhamento de Empreendimentos e Obras da Construção Civil e Infraestrutura abrange ações referentes a obras, desmembramento e parcelamento do solo, distribuição de energia, redes de abastecimento de água e esgoto, meio ambiente e outras medidas necessárias à viabilização de projetos e empreendimentos. A proposta é implementar medidas para a normalização e simplificação de fluxos e aspectos necessários ao pleno andamento de obras e projetos em todo o estado.

Na ocasião, Marco Aurélio Barcelos propôs a criação de um mapeamento estratégico para que seja definido o novo plano de trabalho. “Precisamos dar um caráter executivo e de resolutividade à essas reuniões. Então, sugiro fazermos, via Seinfra, um questionário orientado para diagnosticar, junto a todos aqui, quais são os principais gargalos e desafios nos diversos temas que tangem os setores. De posse deste mapeamento, conseguiremos orientar nossas ações e otimizar fluxos”, ressaltou. O objetivo é que, até a próxima reunião, a câmara já esteja de posse desse diagnóstico.

“Sabemos da relevância da câmara e da sua atuação, principalmente no sentido de se tratar de projetos prioritários. No que pudermos contribuir, especialmente em processos de licenciamento ambiental, a ARMBH está à disposição”, disse a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Mila Costa.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), Emir Cadar Filho, destacou que as reuniões representam um canal de diálogo direto entre os setores. “Agradeço ao secretário pela iniciativa de dar continuidade à Câmara Intersetorial, é uma alegria para nós. Aqui, os canais com os órgãos são diretos, então sempre saímos com missões, e essa dinâmica de dar resolutividade ao que é discutido aqui até o próximo encontro é muito boa”, afirmou.

Compõem a câmara, além da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade e a ARMBH, as secretarias de Governo e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab), Copasa, Cemig, além de membros convidados, como o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), os sindicatos da Construção Civil (Sinduscom) e da Construção Pesada (Sicepot), a Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi) e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).