Blitz educativa conscientiza população sobre atropelamentos de animais silvestres

  • ícone de compartilhamento

Nesta sexta-feira (15/11), feriado de Proclamação da República, servidores do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e da Estação Ecológica do Cercadinho, unidades de conservação gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), farão blitz educativa em uma das portarias do parque para conscientizar a população sobre atropelamentos de animais silvestres.

A ação será às 8h na portaria 3 do Parque do Rola-Moça, entrada pelo bairro Jardim Canadá (Avenida Montreal, sem número). Além dos servidores das duas unidades de conservação, também vão participar brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda). A iniciativa faz parte do Dia Nacional de Urubuzar.

Fernando Vilaça, analista ambiental do IEF, estará à disposição da imprensa. O ideal é chegar o mais cedo possível, a partir das 8h, pois a mobilização vai acontecer apenas até o fim da distribuição do material educativo. O telefone da assessora de comunicação do Sisema, Valquiria Lopes, é (31) 98884-7663.

Dia Nacional de Urubuzar e o Sistema Urubu / U-Safe

A janela entre 15 e 17 de novembro é um período de mobilização para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologias de Estradas, da Universidade Federal de Lavras (Ufla). A instituição escolheu essa data para celebrar o Dia Nacional de Urubuzar, iniciativa para conscientizar a população brasileira sobre atropelamentos de animais silvestres nas rodovias do país. 

Desde 2014, a Ufla mantém um aplicativo para celular chamado de Sistema Urubu, que serve para registrar a ocorrência de atropelamentos de animais e mapear as áreas de maior incidência desses acidentes no Brasil. A plataforma, hoje com o nome de U-Safe, traz uma nova funcionalidade: nos próximos dias, o motorista terá acesso a informações sobre os locais mais perigosos para os atropelamentos, aumentando a segurança de quem se desloca por áreas mais críticas. 

Mais informações sobre a data podem ser obtidas pelo professor Alex Bager, do Departamento de Biologia da Ufla, pelo telefone (35) 9 9251 5353.