Bioeconomia é tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Funed

  • ícone de compartilhamento

De 21 a 27/10 acontece, em todo o Brasil, a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Como parte do evento, entre os dias 22 e 25/10, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) promoverá a “Funed COMCIÊNCIA”, com palestras e circuito expositivo. Pela primeira vez, a programação inclui a realização da mostra dos trabalhos de iniciação científica - “XII Prêmio de Incentivo à Pesquisa Carlos Ribeiro Diniz”. 

A abertura da Semana será no dia 22/10, a partir das 9h, com a mesa-redonda “Mulheres na Bioeconomia: cientistas e empreendedoras”. Na oportunidade, serão ministradas palestras com os temas: “Como combater as superbactérias com os alimentos? ”, “Criação do laboratório da cerveja”; e “Por que empreender na área de Biotecnologia? ”. 

Já no dia 23/10, acontece a abertura do Prêmio Carlos Ribeiro Diniz, com homenagem ao centenário do professor Diniz e a palestra “Escorpionismo no Brasil”, ministrada pelo doutor em Ciências Cláudio Maurício, do Instituto Vital Brazil. 

No dia 24, a palestra será realizada pela doutora em Ecologia Juliana Ordones, intitulada “O papel das abelhas na produção de alimentos”. No encerramento da Semana, dia 25/10, será a vez da apresentação do doutor em Farmacologia Gustavo Batista de Menezes, da UFMG, com o tema “Visualizando a resposta imunológica in vivo na saúde e na doença”. Também haverá a premiação dos melhores trabalhos de iniciação científica, desenvolvidos por estudantes da instituição. A inscrição nas palestras deverá ser realizada no Sympla neste link.

Escolas públicas e particulares de Belo Horizonte e região metropolitana serão convidadas pela Funed para participação no evento, aberto ao público em geral. A visita ao circuito expositivo acontece na terça, quarta e quinta-feiras, das 13h às 17h; e na sexta, das 8h30 às 12h.