BDMG Cultural lança editais de música

Tradicionalmente, no início do primeiro semestre, o BDMG Cultural divulga os editais públicos de concorrência: Prêmio BDMG Instrumental, Prêmio Marco Antônio Araújo e Prêmio Flávio Henrique. As premiações chegam a R$ 12 mil.

De acordo com Thiago Delegado, um dos expoentes da nova geração da música instrumental no país que, inclusive, já foi premiado pelos prêmios BDMG Instrumental e Marco Antônio Araújo, as iniciativas são fundamentais para a cena musical no estado.

“O Prêmio BDMG Instrumental é responsável por revelar inúmeros talentos, assim como o Marco Antônio Araújo, que incentiva as pessoas que produzem álbuns, além de impulsionar muitas carreiras. Agora, com o Flávio Henrique, o BDMG Cultural amplia o escopo para a canção. O resultado desses projetos percebemos nas ruas de Belo Horizonte, nos músicos, compositores, intérpretes da música instrumental. Eu mesmo sou muito grato por ter sido agraciado por esses prêmios que foram muito importantes na minha carreira”, explica o músico.

Inscrições

As inscrições gratuitas poderão ser realizadas até 5/4. Os regulamentos e fichas de inscrição estão disponíveis no site da instituição: www.bdmgcultural.mg.gov.br.

Prêmio BDMG Instrumental

O 19º Prêmio BDMG Instrumental consagra os melhores compositores, arranjadores e instrumentistas mineiros, ou residentes no estado há mais de dois anos.

Cada um dos quatro vencedores selecionados, por meio de audição pública, recebe premiação no valor de R$ 12 mil e fazem shows em Belo Horizonte, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), e em São Paulo, no “Instrumental Sesc Brasil”. Na capital mineira, os vencedores podem convidar um músico consagrado para a apresentação.

Além do prêmio principal, o melhor arranjo, os dois melhores instrumentistas e dois finalistas, também recebem premiação em dinheiro. A escolha dos vencedores é aberta ao público, em três dias de apresentações no Teatro Sesiminas.

Prêmio Marco Antônio Araújo

Simultaneamente ao Prêmio BDMG Instrumental, o Prêmio Marco Antônio Araújo comemora 15 anos de atuação na cena instrumental do estado e consagra o melhor CD autoral, instrumental e de produção independente, produzido entre janeiro e dezembro de 2018.

O vencedor recebe R$ 10 mil como premiação e se apresenta na final do 19º Prêmio BDMG Instrumental, em um pocket show com o repertório do trabalho consagrado.

Prêmio Flávio Henrique

Criado com a intenção de homenagear este importante instrumentista, cantor e compositor, dono de uma inquietação artística que proporcionou à cultura um legado singular, o prêmio elege o melhor CD autoral, de canção brasileira e independente de músicos mineiros ou residentes no estado, que reforce a qualidade e a produção criativa em Minas. O vencedor receberá premiação no valor de R$ 10 mil.