BDMG Cultural abre inscrições para estudantes de música erudita

  • ícone de compartilhamento

Dedicada a músicos eruditos, a série de recitais Jovem Músico BDMG oferece à nova geração a oportunidade de se apresentar na Sala Juvenal Dias, da Fundação Clóvis Salgado, mostrando ao público todo seu talento e dedicação à música. As inscrições já estão abertas para fazer parte da programação de recitais, que vai de agosto a dezembro de 2019. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, até dia 30/5. O regulamento e ficha de inscrição podem ser acessados clicando aqui.

Criado em 2000, a série de recitais foi pioneira na capital. Diferentemente de um concurso, o Jovem Músico BDMG tem objetivo de dar espaço ao músico que está no início e também àquele que está mais adiantado nos estudos. “Oportunidade é a palavra-chave”, afirma Marília Salgado, criadora do projeto. A programação dos recitais é planejada de acordo com a capacidade de cada músico. “Se ele está no início, recebe um tempo menor para apresentação. Se é mais experiente, o espaço é maior”, completa. Quanto ao tratamento profissional oferecido aos selecionados, o BDMG Cultural oferece sessão de fotos para divulgação, assessoria de imprensa, teatro adequado para as apresentações, gravação dos recitais e todo suporte necessário para a realização do recital.

Para participar, os interessados devem ser mineiros ou residirem no estado há mais de dois anos, além de ter até 25 anos. Podem se inscrever cantores e os seguintes instrumentos: violão clássico, violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo erudito, flautas, clarineta, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, bombardino, percussão sinfônica, piano, harpa, saxofone erudito, cravo, viola da gamba, teorba, oboé barroco, viola d’amore, flauta barroca e transverso.

Os candidatos participarão de uma audição nos dias 14, 15 e 16/7, na Fundação de Educação Artística (FEA), onde serão avaliados por uma comissão julgadora independente, composta por músicos e professores renomados.

Músicos selecionados que residam a até 100 quilômetros de distância de Belo Horizonte, receberão ajuda de custo no valor de R$ 100. Para aqueles que morarem a mais de 100 km, será oferecido R$ 400 e hospedagem.