Atividades do Núcleo de Saúde Ocupacional ajudam a manter postura e bem-estar dos servidores

  • ícone de compartilhamento

O Núcleo de Saúde Ocupacional da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), desenvolve uma série de atividades e materiais para auxiliar os servidores estaduais a manterem a saúde e o bem-estar durante a rotina de trabalho, seja no desenvolvimento das atividades de forma presencial ou em regime de teletrabalho. 

Uma destas ferramentas é a Escola de Postura da Saúde Ocupacional, um recurso terapêutico de reeducação postural em grupo, destinado aos servidores que apresentam acometimento da coluna vertebral ou querem prevenir dores nas costas, para ajudá-los a minimizar ou evitar o agravamento destas disfunções. 

Segundo a diretora Central de Saúde Ocupacional, Marcela Mattar de Sá, a proposta é educar e prevenir quanto à correção e à manutenção da postura corporal, por meio de treinamento para modificar os maus hábitos cotidianos. Os exercícios são feitos em casa, com cartilhas educativas, e envolvem fortalecimento muscular, alongamento, relaxamento e reeducação postural. Além disso, também são realizados encontros virtuais semanais para orientação e prática das atividades. 

“O que temos feito vai além de proporcionar às pessoas apenas benefícios físicos, sobretudo na diminuição da incidência de dores na coluna ou outras relacionadas ao uso inadequado do mobiliário disponível para realização do trabalho. A boa postura proporciona melhorias que ultrapassam a redução da dor, já que também está associada ao bem-estar geral e à melhoria significativa da qualidade de vida. Os resultados são os servidores mais satisfeitos, bem-dispostos, motivados e saudáveis”, explica. 

Organizando o ambiente 

Outra frente de atuação do Núcleo de Saúde Ocupacional é a adequação de mobiliário para o trabalho, mesmo para os servidores em home office. O objetivo é ajudar a evitar o adoecimento dos colaboradores. Essa intervenção é realizada observando o posicionamento dos materiais de trabalho, como monitor, teclado e telefone, além da correta disposição da mesa e da cadeira onde as atividades são executadas.

As orientações quanto ao mobiliário utilizado no período de teletrabalho são repassadas pelo Núcleo de Saúde Ocupacional aos servidores individualmente, para melhor adaptação às características pessoais, evitando, assim, posturas e contrações musculares inadequadas e estresse prolongado de tendões, músculos e ligamentos. 

Como participar

Para ter acesso às atividades da Escola de Postura e à orientação de adequação de mobiliário, envie um e-mail para fisioterapeuta@ca.mg.gov.br com o assunto “Escola de postura” ou “Adequação de mobiliário”. No corpo do e-mail, informe seu nome completo, cidade, e-mail e telefone para contato, órgão em que atua e a disponibilidade de horário (manhã ou tarde). 

Além disso, o Núcleo de Saúde Ocupacional disponibiliza exercícios e atividades de saúde laboral, informações e dicas sobre ergonomia, saúde ocupacional, atividade física e qualidade de vida em seu Instagram e canal de YouTube