Arsae-MG publica resultado de auditoria e certificação de dados  da Copasa e do Saae de Itabira  

  • ícone de compartilhamento

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) publicou, no dia 3/11,  o resultado das certificações Acertar da Copasa e do Saae de Itabira, homologado pela Diretoria Colegiada da Agência no dia 19/10/2022.  

Em função da primeira colocação na chamada pública 8/2020 (Acertar II), promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Arsae-MG recebeu assistência técnica especializada para realização da auditoria e certificação dos dados informados pelos prestadores ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).   

Para ambos os prestadores, foram realizadas as atividades previstas para o 5º ciclo de execução do Acertar, e avaliadas a confiança e a exatidão de 74 informações (grupo completo), a partir da apreciação de 120 controles e 111 testes de exatidão referentes a 14 processos de negócio, tais como: folha de pagamento, gestão de ativos, gestão de investimentos, monitoramento dos índices de atendimento, manutenção do cadastro de redes, manutenção da rede de esgoto e controle da qualidade da água, entre ouros.  

A certificação das informações, resultado da combinação das dimensões de confiança e exatidão, é classificada conforme uma matriz entre um e sete, sendo um para informação de baixo nível de confiança e sete para níveis máximos de confiança e exatidão.  

A partir das atividades desenvolvidas, foi observado que o Saae de Itabira está no processo inicial de adequação dos seus procedimentos às diretrizes estabelecidas pela metodologia, tendo em vista a atribuição de nota um em 95,92% de suas informações. Já para a Copasa, ainda que os resultados não tenham sido muito expressivos, foi verificada uma maior aderência aos preceitos do Acertar, com nota igual ou superior a quatro em 23,53% das informações avaliadas.  

De acordo com a equipe de auditoria da Arsae-MG, resultados aquém do desejado são previstos nos ciclos iniciais do Acertar, tendo em vista o tempo necessário para entendimento e adequação dos procedimentos à metodologia. A partir do diagnóstico inicial, os prestadores têm a oportunidade de desenvolver planos de ação para a instituição ou adequação dos procedimentos necessários, contribuindo para a melhoria da gestão e da qualidade das informações geradas e informadas ao SNIS.  

Ainda para este ano, a Arsae-MG espera publicar o relatório de certificação do prestador Copanor (2º ciclo). As atividades de avaliação de confiança com aplicação de testes de controle estão sendo executadas pelo efetivo da própria agência. Para o próximo ano, é prevista a realização de um novo ciclo de auditoria e certificação dos prestadores regulados, com emissão de notas de confiança e exatidão.