Arsae-MG publica resultado de  auditoria e certificação das informações da Copanor  

  • ícone de compartilhamento

Após ser homologado pela Diretoria Colegiada, a Arsae-MG publicou no dia 14/12 o resultado da 2ª etapa do processo de auditoria e certificação das informações da Copanor - ano referência 2020 -, de acordo com as diretrizes da Metodologia Acertar, instrumento criado para auxiliar no processo de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).  

De acordo com a gerente de Informações Econômicas da Agência, Ivana Villefort, foram realizadas as atividades previstas para o 2º ciclo de execução do Acertar, com a avaliação da confiança de 25 informações. E foram apreciados 74 controles, abrangendo sete processos de negócios da prestadora - Comercial, Folha de Pagamento, Contábil, Compras, Índices de Atendimento, Operacional e Qualidade da água. 

“A partir das atividades desenvolvidas, foi observado que parte dos procedimentos estão estruturados e implementados pela Copanor, já que 34% dos controles foram qualificados como implementados e 35% como parcialmente implementados. Das 25 informações avaliadas, 8 (32%) foram classificadas como sendo de baixa confiança e 17 (68%) como média. Não houve qualquer informação com certificação de alta confiança.”, analisa a gerente.  

 E para o ano de 2023, a Arsae-MG espera realizar um novo ciclo de auditoria e certificação dos prestadores regulados, com emissão de notas de confiança e também de exatidão.  A reunião da Diretoria Colegiada com a homologação dos relatórios pode ser assistida no neste link.  E o relatório de Certificação da Copanor pode ser acessado aqui.