Arsae-MG participa do Plano Mineiro de Segurança Hídrica

  • ícone de compartilhamento

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) participou, em 13/6, da Segunda Oficina do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH). A oficina aconteceu virtualmente e foi aberta à participação da sociedade.

As discussões foram divididas em três temas: preservação de ecossistemas e da água em benefício da natureza e das pessoas; garantia de suprimento de água para as necessidades básicas da população e para desenvolvimento de atividades produtivas e resiliência a eventos extremos de cheias ou estiagens e segurança de barragem.

Na ocasião, o gerente de fiscalização operacional, Lucas Pessoa, foi quem representou a agência no encontro. “Participar da oficina foi importante para discutir temas como a eficiência dos sistemas de água, quando se avalia as questões das perdas reais e aparentes do abastecimento”, disse. “Vale ressaltar que as perdas, do ponto de vista econômico, ainda não compõem a tarifa. Até o momento, utiliza-se o indicador de perdas por ligação, mas é desejo do prestador discutir essa alteração. Essa questão é importante, mas não podemos deixar de ponderar a questão ambiental, da restrição de recurso hídrico”, destacou Lucas.

PMSH

O Plano Mineiro de Segurança Hídrica propõe o desenvolvimento de ações estratégicas, integradas e permanentes para a revitalização das bacias hidrográficas, recuperação da cobertura vegetal, controle da poluição e uso racional dos serviços ecossistêmicos disponíveis no estado.

A iniciativa integra o Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais – Somos Todos Água, um dos projetos prioritários do Governo de Minas no triênio 2020-2023.