Arsae e BDMG se reúnem para discutir ações em prol do enfrentamento de mudanças climáticas  

  • ícone de compartilhamento

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e o Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) realizaram, no dia 6/7, reunião com o objetivo de iniciarem discussões sobre o Plano Estadual de Ação Climática (PLAC) - instrumento estratégico de diretrizes e ações gerais e prioritárias para conduzir o planejamento do Governo de Minas Gerais para alcançar os objetivos do enfrentamento das mudanças climáticas.

 “O grande desafio da Arsae-MG é desenhar os incentivos corretos para que os prestadores regulados atuem de forma ainda mais incisiva na agenda do clima. Há um grande potencial nos serviços de saneamento para a captura de carbono e contribuição para o Race to Zero. Atividades como a proteção de mananciais por meio de reflorestamento, a recuperação e aproveitamento de biogás em sistemas de tratamento de esgotos são exemplos de como o setor de água e esgoto pode contribuir nessa desafiadora missão”, disse o diretor da Agência, Samuel Barbi. 

Tanto a Autarquia quanto o Banco possuem vínculo com algumas ações e subações do PLAC e, portanto, a conversa permitiu a ampliação de entendimento sobre possibilidades de atuação que fomentem e fortaleçam as estratégias de enfrentamento das mudanças climáticas. A reunião é um exemplo de todo o comprometimento e preocupação dos diferentes segmentos do Governo de Minas na busca por alternativas e ações concretas dentro da abordagem ESG (Environmental, Social, and Governance), que traduzido do inglês original, significa “Ambiental, Social e Governança”. 

Sobre o Race to Zero  

O Race to Zero é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau. A meta será alcançada por meio da intensificação de ações de descarbonização, da atração de investimentos para negócios sustentáveis e para a criação de empregos verdes. Desta maneira, será possível viabilizar um cenário de desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável. O Governo de Minas Gerais, com seu pioneirismo na área ambiental, se tornou o primeiro estado da América Latina e do Caribe a aderir à campanha Race to Zero.