Arquivo Público Mineiro sedia a 3ª Semana Nacional de Arquivos

  • ícone de compartilhamento

O Arquivo Público Mineiro (APM) preparou uma programação especial para a 3ª edição da Semana Nacional de Arquivos, que começa na próxima segunda-feira (3/6) e se estende até quinta-feira (6/6). No decorrer da semana, o APM vai promover palestras e oficinas voltados ao tema da preservação e conservação do patrimônio cultural e da memória administrativa de Minas Gerais por meio de técnicas arquivistas.

De acordo com o superintendente do Arquivo Público Mineiro, Thiago Velloso, a estruturado do evento foi pensada a partir da importância dos arquivos, uma preocupação permanente de todos os que trabalham na área. ​“A questão central é garantir que a população atual e as futuras gerações tenham acesso a toda a documentação histórica do estado”, pontua o superintendente.

Os interessados em participar das atividades podem ser inscrever, gratuitamente, por meio deste link. As vagas são limitadas.

 

Semana Nacional

A abertura do evento acontece na segunda-feira (3/6), dia 3 de junho, às 14h30, com a mesa "Patrimônio cultural: riscos, panoramas e perspectivas estratégicas", que vai discutir os recentes incêndios no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e na Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França.

O Arquivo Público Mineiro fica no bairro de Lourdes, na capital mineira (Crédito: Flávio de Paula)

O objetivo é colocar em debate os riscos aos quais os equipamentos culturais estão expostos e projetar ações para evitar a ocorrência de novas tragédias. A palestra terá a participação da presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Michele Arroyo, e da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais, Célia Corsino, entre outros nomes.

Também faz parte da 3ª Semana Nacional de Arquivos a "Oficina de noções de Paleografia", ministrada pela técnica em documentação e paleografia da Diretoria de Arquivos Permanentes do APM, Sônia Maria Gonçalves. O curso, que acontece nos dias 4 e 5 de junho, vai apresentar noções básicas da Paleografia, a evolução dos traçados, suportes e instrumentos da escrita.

Outro destaque é a palestra "Fundamentos de Gestão Documental: teoria e prática no estado de Minas Gerais", que será realizada pela diretora de Gestão de Documentos do APM, Camila Cristina de Souza. A atividade acontece no dia 6 de junho, das 9h às 12h.

 

A programação completa do evento pode ser encontrada neste link.

 

Serviço:

3ª Semana Nacional de Arquivos
Período:
de 3 a 6 de junho
Local: Arquivo Público Mineiro (Avenida João Pinheiro, 372 - Lourdes, Belo Horizonte/MG)
Inscrições: clique aqui [vagas limitadas]
Evento gratuito

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - (31) 3915 2692 / 2655 / 9567 / 9543