Arquivo Público Mineiro participa do XII Seminário de Arquivologia

  • ícone de compartilhamento

O Arquivo Público Mineiro (APMG) marcou presença no XII Seminário de Arquivologia (Searq) nessa quarta-feira (14/9). O diretor Bruno Balista participou da mesa de debate “Instituições públicas e a disrupção tecnológica.”

O diretor apresentou as formas como a tecnologia é utilizada no APM, bem como os desafios enfrentados frente à digitalização de documentos, gestão de documentos e disponibilização de acervo ao público. Também participaram da mesa representantes do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O debate ainda levantou questões importantes sobre o papel da tecnologia na gestão de documentos das instituições públicas dos três poderes, principalmente os arquivísticos nato-digitais.

Searq

O seminário é uma iniciativa discente do curso de Arquivologia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que, desde 2009 tem como finalidade fomentar discussões sobre as teorias e práticas arquivísticas nos mais variados contextos.

Após dois anos sem ser realizado devido à pandemia de covid-19, o evento foi retomado com o tema “Discussões em torno dos documentos arquivísticos natodigitais".

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.