Almenara recebe nova edição do programa Diálogos com o Produtor Rural

Crédito: Divulgação / Sisema

Produtores rurais de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, foram recebidos na quarta-feira (13/11) por técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiental e Recursos Hídricos (Sisema) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) durante a 4ª edição do programa Diálogos com o Produtor Rural. O evento realizado na Câmara Municipal, no centro da cidade, teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre regularização ambiental e agronegócio.

A iniciativa, lançada em setembro pelo governador Romeu Zema, já esteve em Araguari, no Triângulo Mineiro, Montes Claros, no Norte de Minas, e em Ladainha, também no Jequitinhonha. O programa visa minimizar a distância entre o produtor rural e as instituições governamentais, promovendo interação e desenvolvimento sustentável, além de desenvolver e diversificar a economia do Estado.

“Esperamos que os eventos do programa Diálogos com o Produtor Rural possam encurtar a distância entre o órgão ambiental e os produtores rurais. A expectativa é dar a eles um dia de atendimento técnico, esclarecendo dúvidas sobre procedimentos e encaminhamentos”, explica o supervisor regional de Florestas e Biodiversidade Nordeste (URFBio Nordeste) do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Mário Lúcio Pena, um dos organizadores do evento.

Na ação em Almernara, foram atendidos 34 produtores rurais, sendo 17 pelo IEF, 12 pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e cinco pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

“As dúvidas mais comuns nessa edição foram relacionadas à Autorização de Intervenção Ambiental (AIA), queima controlada e intervenção em Área de Preservação Permanente (APP)”, afirma Mário Lúcio. Por parte do Igam, as dúvidas ficaram mais centradas nos critérios para solicitar outorga e dúvidas sobre o uso insignificante de recursos hídricos. Já no balcão da Semad, destaque para questionamentos sobre critérios de fiscalização que serão adotados na região.

Os produtores também interagiram e esclareceram dúvidas com as instituições vinculadas à Seapa: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); além da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e da Polícia Militar de Meio Ambiente.

Para o superintendente de Desenvolvimento Social e Ambiental da Seapa, Rodrigo Fernandes, o programa é fundamental porque esclarece a agenda contínua entre o sistema de agricultura e meio ambiente, em favor do desenvolvimento rural sustentável no estado. “É uma oportunidade singular de levar a informação aos cidadãos e sanar dúvidas dos produtores, como licenciamento ambiental, outorga para irrigação e questões preponderantes para o desenvolvimento rural”, observa.

Ainda de acordo com o superintendente, o Sisema e a Seapa trabalham juntos com o intuito de garantir que as normas não apenas cumpram o papel de sustentabilidade, mas também fortaleçam os pilares sociais e econômicos. “É imprescindível levar viabilidade jurídica ao produtor para que ele possa produzir de forma sustentável”, finalizou.

Durante o evento, o IMA e a Emater-MG ainda distribuíram panfletos e cartilhas informativas sobre a vacinação de animais, febre aftosa e outros assuntos relacionados ao meio ambiente e agropecuária.