Alberto Cavalcanti é o primeiro hospital público estadual a entregar laringes eletrônicas a pacientes

  • ícone de compartilhamento

O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), do Complexo de Especialidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e referência estadual em oncologia, fará a entrega inédita de laringes eletrônicas a oito pacientes submetidos à cirurgia para a remoção total da laringe e das cordas vocais. A iniciativa, que integra o Julho Verde - mês de conscientização e sensibilização sobre o câncer de cabeça e pescoço, será realizada na próxima terça-feira (11/7) e visa melhorar a comunicação e dar mais qualidade de vida a  essas pessoas.

O câncer de laringe é um dos mais comuns nas regiões da cabeça e do pescoço. Corresponde a 25% dos casos, sendo prevalente em homens. No HAC foram realizados, em média, mais de 2 mil atendimentos nos últimos cinco anos. Nos seis primeiros meses deste ano, foram feitos mais de mil atendimentos, dos quais 250 relativos ao câncer de laringe. A laringectomia total é o procedimento cirúrgico adotado nos estágios avançados dessa enfermidade e consiste na extração da laringe e das pregas vocais, o que faz com que a pessoa perca a capacidade de falar.

A laringe eletrônica é um aparelho portátil – com baterias recarregáveis – que emite onda sonora contínua quando posicionado no pescoço, transformando-se em voz, que será articulada na cavidade oral, permitindo a comunicação. O equipamento pode ser utilizado alguns dias após o tratamento cirúrgico.

Novos casos

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que a cada ano são registrados cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. Somente para este ano estão previstos quase 8 mil novos casos de câncer de laringe no país. Na região Sudeste serão quase 4 mil e em Minas Gerais são esperados 900 novos casos. Daí a importância das campanhas de prevenção. 

O tabaco e o álcool estão entre as principais causas do câncer de laringe. Quem fuma aumenta em dez vezes as chances de desenvolver a doença. Quando há a associação entre o fumo e bebidas alcoólicas, a possibilidade de incidência desse tipo de câncer salta para 43 vezes.

Curável no início

Os tumores de laringe têm mais de 80% de chances de cura se diagnosticados e tratados na fase inicial da doença. A perda da voz traz limitações importantes para a interação social.

O uso do dispositivo busca amenizar as dificuldades de comunicação, emocionais e sociais enfrentadas pelos pacientes, favorecendo seu retorno às atividades cotidianas.
Profissionais das equipes de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e de Fonoaudiologia do HAC irão abordar, durante o evento, de forma didática, os benefícios do uso da laringe eletrônica para a qualidade de vida desses pacientes.

Serviço  

Julho Verde – mês de conscientização e sensibilização sobre o câncer de cabeça e pescoço - e entrega das laringes eletrônicas

Data: 11/7/2023 (terça-feira)

Horário: 10h

Local: Auditório do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital Alberto Cavalcanti - Rua Camilo de Brito, 636, bairro Padre Eustáquio, Belo Horizonte

Informações para a imprensa: (31) 3915-9332 e 3915-8490

E-mail: acs.jornalismo@fhemig.mg.gov.br