Ações simples promovem economia de água em hospital do Ipsemg

  • ícone de compartilhamento

A fim de economizar água, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) empreendeu uma série de iniciativas no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP) que contribuíram para a preservação do recurso. Entre elas está a utilização da água proveniente do sistema de osmose reversa para a higienização de pisos externos, de carrinhos de resíduos, degelo do sistema de armazenamento de oxigênio e irrigação dos jardins do HGIP.

A osmose reversa também faz parte da rotina de outros setores e, depois de tratada, a água tem sido direcionada para uma caixa que abastece outras atividades na unidade.

“Com essas ações, o Ipsemg amplia seu papel social na utilização de recursos hídricos, economizando recursos financeiros de seus beneficiários e do Estado. Assim, podemos investir mais em ações de promoção à saúde e no cuidado com usuários", destaca o diretor de Saúde do instituto, Bernardo Ramos.

Os cilindros de boilers (reservatórios térmicos), com capacidade de dois mil litros de água, também passam por osmose reversa. Antes, a água tinha vazão para o esgoto. Atualmente, ela é armazenada e reaproveitada.

As ações realizadas até o momento pela Diretoria de Saúde (Disa), por meio da Gerência Administrativa e o Departamento de Manutenção Predial (Demanp), tiveram reflexos diretos na redução de consumo mensal Ao todo, foram economizados 1,3 milhão de litros de água de junho a outubro de 2021. Nesse mesmo intervalo, o Ipsemg reduziu em R$ 24 mil o valor da conta de água paga à Copasa.

A realização de manutenções preventivas nos sistemas hidráulicos e a agilidade no atendimento a correções relacionadas ao vazamento de água também contribuíram para a economia.

Segundo o diretor de Saúde da unidade, a expectativa é ampliar o reaproveitamento de água limpa, tratada pela Copasa e utilizada nos processos internos do Ipsemg.