16h22m - 02 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 17h52m
Operários do Mineirão voltam às aulas em 2012
Os alunos recebem material escolar completo, o que inclui cartilhas, livros, cadernos, lápis, borracha e carteirinha de estudante
Nesta quinta-feira (2), mais três turmas dos cursos de alfabetização têm início dentro do canteiro de obras do estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. Ao todo, 60 novos alunos se inscreveram e terão aulas de segunda à quinta-feira, das 17h30 às 19h30. No curso, ainda estão previstas aulas de informática, educação física e atividades extraclasse, como visita a museus. Cerca de 80 alunos foram capacitados em 2011.
Evaldo Augusto de Souza, armador, foi um dos 80 trabalhadores que estudaram no Mineirão em 2011. Ele, que tem 45 anos, se matriculou para as aulas em 2012 e tem motivos de sobra para investir em seu futuro. “Estou empenhado nos estudos, pois quero ter um futuro melhor, conseguir subir na vida. Sei que esse é o caminho. O mercado está aquecido e eu tenho que aproveitar a oportunidade. Ainda mais agora, que ganhei uma filha na semana passada”, diz o armador.
Ele está empolgado com as aulas de informática. “É mais uma forma de me comunicar com o mundo. Estou muito feliz em ter a oportunidade de me conectar na rede. É tudo muito novo para mim”, relata Evaldo.
Para o secretário de Estado Extraordinário da Copa, Sergio Barroso, a preocupação com a educação e capacitação dos operários já é um legado que o Mundial de 2014 deixa para Minas Gerais. “As obras do Mineirão estão transformando a vida dos operários que lá trabalham. A oportunidade de aprender a ler e escrever dentro do próprio canteiro de obras traz ascensão social e civilidade para os trabalhadores”, comenta Sergio Barroso.
De acordo com a coordenadora social do consórcio Minas Arena – responsável pelas obras do estádio –, Maria Cristina Aires, essa é uma atitude nobre. “A maioria dos nossos operários não teve acesso à escola quando mais novos. Agora, têm a chance de ter uma educação formal, que irá ajudá-los profissionalmente além de trazer cidadania”, define Cristina.
Os alunos recebem material escolar completo, o que inclui cartilhas, livros, cadernos, lápis, borracha e carteirinha de estudante válida em todo o território nacional. Antes das aulas, um lanche é servido para a turma. As aulas fazem parte da modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA), adotadas nas escolas da rede pública, nas etapas dos ensinos fundamental e médio.
Mais Acessadas
- Projeto de qualificação profissional da Utramig forma alunos do Sistema de Educação Inclusiva
- Araçuaí abrigará sede de empresa de tecnologia voltada para pequenos agricultores
- Governo de Minas paga primeira parcela do Prêmio por Produtividade
- Antonio Anastasia anuncia nova fábrica da Fiat em Montes Claros
- Governo vai abrir concurso para a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais
- Antonio Anastasia inaugura o novo Estádio Independência
- Notícias
- Agricultura
- Casa Civil
- Ciência e Tecnologia
- Copa do Mundo
- Cultura
- Economia / Desenvolvimento
- Educação
- Esportes e Juventude
- Fazenda
- Gestão
- Governador
- Governo
- Infraestrutura
- Meio Ambiente
- Minas em Destaque
- Regularização Fundiária
- Saúde
- Segurança / Defesa Social
- Social
- Trabalho e Emprego
- Turismo
- Arquivo Geral
- Minas em Destaque
- Programe-se
- Sites do Governo
- Entrevistas
- Recentes
- Mais Acessadas
- Arquivo Geral
- Governador
- Inicial
- palavra do Governador
- Entrevistas
- Agenda oficial
- Sugestão de pauta
- Galeria
- Pronunciamentos
- Acompanhe
- Rss
- Flickr
- Youtube
- Minas por Região
- Alto Paranaíba
- Campo das Vertentes
- Capital/RMBH
- Central
- Centro-Oeste
- Leste
- Noroeste
- Norte
- Sul
- Triângulo Mineiro
- Vales Jequitinhonha e Mucuri
- Zona da Mata
- Áudios
- Agricultura
- Casa Civil
- Ciência e Tecnologia
- Copa do Mundo
- Cultura
- Economia / Desenvolvimento
- Educação
- Esportes e Juventude
- Fazenda
- Gestão
- Governador
- Governo
- Infraestrutura
- Meio Ambiente
- Regularização Fundiária
- Saúde
- Segurança / Defesa Social
- Social
- Trabalho e Emprego
- Turismo
- Arquivo Geral




