Zema recebe homenagem por incentivar desenvolvimento de energias renováveis

Governador participa do “X Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza” e ressalta projetos do Estado no setor

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema recebeu na noite de segunda-feira (2/12), em Belo Horizonte, homenagem especial durante a entrega do “X Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”. Zema foi agraciado em reconhecimento ao trabalho pelo desenvolvimento de energias renováveis no Estado.

“Fico extremamente satisfeito de o nosso governo contribuir com a disseminação de inúmeros novos projetos de energia fotovoltaica. É uma energia limpa, que tem o potencial de mudar a matriz energética do nosso estado”, afirmou o governador, durante a entrega do prêmio e ressaltou, ainda, as mudanças na simplificação de processos para incentivar a instalação de novas empresas em Minas.

Romeu Zema também defendeu a privatização da Cemig para que a empresa consiga recuperar sua capacidade de investimentos. Segundo ele, os projetos de energias renováveis poderiam estar em processo mais acelerado. Zema lembrou que Minas é o estado brasileiro líder em geração distribuída de energia solar fotovoltaica.

“Uma das soluções que nós temos para implementar ainda mais a energia solar é privatizar a nossa empresa de energia. Sem a privatização, ainda vamos ter muitas dificuldades, porque nós sabemos que a nossa empresa, muitas vezes, ao invés de olhar o futuro, o desenvolvimento, o consumidor, olhava interesse de determinados grupos. E não é isso que o povo mineiro merece, o povo mineiro merece desenvolvimento e energia barata”, finalizou.

Os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, e de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araujo, também participaram da cerimônia, que contou ainda com a participação de prefeitos, empresários e lideranças do setor.

O prêmio

Idealizado pela Revista Ecológico e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o prêmio visa reconhecer, divulgar e premiar os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como indicações de pessoas e instituições dedicadas à causa da sustentabilidade em todo o país.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e seus órgãos colegiados – Igam, IEF e Feam -, é um dos parceiros do evento.



Últimas