Zema participa das gravações do programa “Se Liga na Educação”

Governador falou da importância da continuidade dos estudos de forma remota neste momento e leu pergunta enviada por aluna

imagem de destaque
Zema chegou de surpresa ao estúdio da Rede Minas
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema visitou, na manhã desta quinta-feira (9/7), o estúdio da Rede Minas, onde é gravado o “Se Liga na Educação”, e participou do momento ao vivo da iniciativa. O programa faz parte do Regime de Estudo não Presencial que está sendo oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) aos alunos da rede pública estadual, neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas devido à pandemia da covid-19.

Zema chegou de surpresa ao estúdio onde a professora de química do ensino médio, Débora de Mendonça, e o professor de ciências do ensino fundamental, Bruno Galvão, já estavam posicionados para responder, ao vivo, as perguntas enviadas pelos estudantes que acompanham o programa, e participou, também, deste momento de interação. Diariamente, diversas perguntas são enviadas por alunos da rede.

Antes de ler a pergunta de uma estudante da rede estadual de ensino, o governador falou da satisfação em presenciar o desenvolvimento da iniciativa. “É um prazer estar aqui vendo como os alunos da rede pública de Minas Gerais estão podendo ter aulas neste tempo de pandemia. Estamos vivendo um momento único, em que todo o Estado teve que se adaptar”.

Segurança antes de tudo

O governador também falou do seu desejo pela volta das aulas presenciais, mas destacou que estamos vivendo o mês do pico da curva da doença no estado. “Eu quero que as aulas presenciais voltem o quanto antes, mas com segurança. E é neste mês de julho que estamos tendo o pico da curva”, ressaltou.

O governador também destacou e agradeceu o empenho e o envolvimento de todos os alunos, pais e/ou responsáveis, professores e familiares nas atividades remotas. Ele enfatizou que nada substitui a relação entre aluno e professor em sala de aula, mas destacou a importância da continuidade da aprendizagem por meio do ensino remoto. “Eu sei que o ensino presencial, em sala de aula, é muito melhor, mas o que nós temos condições de fazer neste momento são atividades remotas. Peço aos pais que orientem seus filhos, que acompanhem para que, quando voltamos às aulas presenciais, os alunos estejam aptos para dar continuidade”.

Zema aproveitou, também, para reforçar a necessidade da adoção das medidas de segurança pela população. “Aqueles que puderem ficar em casa, fiquem; que usem máscara; que façam as medidas de higienização e distanciamento”, pediu.

Surpresa

Para a professora Débora de Mendonça, a visita do governador para conhecer a dinâmica do programa foi gratificante. “Foi uma surpresa muito grande. Estamos aqui representando toda uma equipe que está na elaboração dos Planos de Estudos Tutorados, na coordenação, nos bastidores para que todo esse movimento seja feito da melhor maneira possível. Estamos melhorando a cada volume, a cada tira dúvida, a cada aula. A visita valoriza o trabalho que estamos fazendo”, conta.

O professor Bruno Galvão também falou sobre a surpresa no estúdio e a iniciativa. “Essa importância faz a gente sentir que está fazendo a coisa certa, dentro das possibilidades. Sabemos que não é igual uma aula presencial, conforme o próprio governador disse, mas sabemos, também, que estamos fazendo o melhor possível. Fico grato por ter a oportunidade de participar deste projeto”.
 

Confira o vídeo da participação do governador:



Últimas