Zema participa da abertura da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Evento, que neste ano será virtual, é considerado o maior do cinema brasileiro e exibirá 114 filmes de 19 estados do país

  • ícone de compartilhamento


Pedro Gontijo / Imprensa MG


O governador Romeu Zema participou, nesta sexta-feira (22/1), do lançamento da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O evento, que acontece virtualmente em função da pandemia, abre o calendário do audiovisual brasileiro em 2021.

A mostra é considerada o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo e, neste ano, exibirá em pré-estreia 114 filmes de 19 estados do país. Além disso, 112 profissionais participam de 24 debates e rodas de conversa sobre o audiovisual.

Zema ressaltou a importância das produções cinematográficas no fortalecimento do turismo mineiro.

“Queremos fazer o máximo para que o cinema mineiro seja dinamizado. Temos aqui um estado totalmente diferente, uma gastronomia única, um número de cidades históricas que nenhum outro estado tem, paisagens diferenciadas e muitas outras atrações que o audiovisual pode explorar. É uma forma de dar visibilidade para a nossa cultura, atraindo turismo e investimentos. Declaro aberta a temporada do audiovisual, de Minas para o mundo”, afirmou.

Pedro Gontijo / Imprensa MG

Fortalecimento

Durante a abertura, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, também ressaltou a importância de explorar o potencial turístico de Minas Gerais no cinema.

“Há poucos dias, recebemos uma premiação que coloca Minas entre os dez destinos do mundo onde as pessoas são mais bem acolhidas. Juntando isso à potência do audiovisual mineiro, desperta o desejo de que as pessoas venham pra cá. Não há maior parceiro que o audiovisual. É a melhor forma de convidar as pessoas para conhecer a nossa cultura”, disse.

A diretora da Universo Produção e Coordenadora da Mostra de Cinema de Tiradentes, Raquel Hallak, destacou o potencial econômico da mostra.  

“Esse foi o evento precursor que despertou o potencial turístico da cidade de Tiradentes. Atraiu investimentos e projetou a cidade mundo à fora. Integra a indústria da economia criativa, a que mais cresce no mundo. Gera anualmente 2 mil empregos diretos e indiretos em apenas nove dias de evento. É uma fonte infinita de oportunidades”, explicou.

Também participaram da abertura o prefeito de Tiradentes, Nízio Barbosa; o diretor da Universo Produção e Coordenador da Mostra de Cinema de Tiradentes, Quintino Vargas; o diretor de Programas Sociais, Serviços e Operações do Sesc em Minas, Francisco Campelo Soares Filho; entre outras autoridades.

24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

A Mostra de Cinema de Tiradentes em 2021 terá momentos focados nas produções mineiras, abordando temas como a luta por moradia na ocupação Eliana Silva, na periferia de Belo Horizonte, e as tragédias da mineração no estado.

A homenageada desta edição é Paula Gaitán, artista plástica, fotógrafa, poeta e cineasta franco-colombiana. Seu filme “Exilados do Vulcão”, baseado no romance “Sobre a Neblina”, de Christiane Tassis, recebeu o Candango de melhor filme no Festival de Brasília de 2013.

A 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa na sexta-feira, dia 22 de janeiro, e vai até 30 de janeiro. A mostra poderá ser acompanhada gratuitamente via site (www.mostratiradentes.com.br).

Ouvidoria Móvel Virtual na 24ª Mostra de Cinema

Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) lança, nesta sexta-feira (22/1), às 20h, a Ouvidoria Móvel Virtual (OMV). A ação ocorre no dia de abertura da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

O projeto foi criado para atender aos cidadãos mineiros, de forma remota. Ele vai permitir que o usuário tenha como interagir com o Estado, por meio de uma sala virtual, com atendentes especializados para tratar sobre qualquer assunto, como manifestações e sugestões sobre os serviços públicos estaduais.

A OMV é uma remodelagem da Ouvidoria Móvel, que percorre os municípios do interior e Região Metropolitana de Belo Horizonte para atender o cidadão de forma presencial. No momento, o atendimento pela carreta está temporariamente suspenso, devido às medidas para conter o avanço do coronavírus.

Para se conectar à Ouvidoria Móvel Virtual, basta clicar em mostratiradentes.com.br/ouvidoria-mg/. Assim que acessa a plataforma, o cidadão é direcionado a uma sala virtual reservada, para ser atendido por um dos analistas especializados das nove ouvidorias temáticas da OGE/MG: Saúde, Educacional, Polícia, Fazenda, Licitações e Patrimônio Público, Sistema Penitenciário e Socioeducativo, Ambiental e Agropecuária, Prevenção e Combate à Corrupção, Assédio Moral e Sexual e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social.

Os atendimentos da Ouvidoria Móvel Virtual vão acontecer das 9h às 16h, entre os dias 22 e 30 de janeiro.



Últimas