Zema destaca importância da qualificação da gestão pública

Governador participa de aula inaugural da 42ª turma do Curso Superior de Administração Pública (CSAP), da Fundação João Pinheiro

  • ícone de compartilhamento

Zema apresentou aos novos alunos a atual situação fiscal e econômica do Estado e alguns dos projetos desenvolvidos pelo seu governo (Crédito: Marco Evangelista / Imprensa MG)

O governador Romeu Zema participou, na manhã desta terça-feira (10/3), da aula inaugural da 42ª turma do Curso Superior de Administração Pública (CSAP), da Fundação João Pinheiro (FJP), em Belo Horizonte. São 40 alunos que compõem a turma neste semestre. O curso obteve o primeiro lugar entre os 1.874 cursos de Administração Pública de todo o país na última edição do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade), referente ao ano de 2018 e divulgada em 2019.

Zema apresentou aos novos alunos a atual situação fiscal e econômica do Estado e alguns dos projetos desenvolvidos pelo seu governo. O governador ressaltou a importância do curso para o aprimoramento da gestão pública.

“Nós precisamos profissionalizar a gestão pública, preparar e capacitar as pessoas para atuarem dentro do governo. Precisamos de profissionais que entendam a importância do trabalho para conseguirmos mudar a vida das pessoas no nosso estado e em nosso país. Temos que formar bons gestores e líderes. Líder é quem muda o curso natural das coisas. Ninguém consegue nada sozinho. Temos que trabalhar em equipe, e a qualidade fundamental de um líder é a humildade. Vocês têm uma importante tarefa pela frente e, como legado, quero deixar para vocês um Estado mais estruturado para que possam desenvolver políticas públicas e melhorar a vida do cidadão que paga seus impostos”, afirmou Romeu Zema.

O governador foi recebido pelo presidente da FJP, Helger Marra Lopes, pela diretora-geral da Escola de Governo, Maria Isabel Araújo Rodrigues, e demais diretores e representantes da instituição.

“Estamos formando profissionais preparados, em um curso de excelência. Eles são capacitados não somente para ajudar na formulação de políticas públicas, mas na supervisão e avaliação delas, se estão dando resultados. A gente forma os profissionais para o futuro, a longo prazo, pensando no perfil que a administração pública vai precisar”, afirmou o presidente da FJP, Helger Marra Lopes.

O curso

Reconhecido pela Portaria do MEC n.º 1.275, de 23 de agosto de 1994, o curso de graduação em Administração Pública da FJP (CSAP) é um instrumento estratégico do Governo do Estado para elevar a qualidade do serviço público mineiro.

Baseadas na articulação entre os diversos segmentos dentro e fora do espaço acadêmico, as atividades desenvolvidas com os estudantes da FJP incentivam a liderança, a participação, a responsabilidade social e, principalmente, a valorização do interesse público, de forma aberta à participação e atenta ao contexto social.

O curso é oferecido de forma gratuita, tem duração de quatro anos e fornece bolsa de estudos mensal de um salário mínimo aos estudantes. Desde o primeiro concurso público, com o ingresso do I Csap, a Escola de Governo já formou 1.236 alunos e conta atualmente com 191 alunos matriculados, já considerando a previsão de ingresso de 40 alunos para a turma no XLII CSAP.

Após formados, os bacharéis recebem o título de administradores públicos e são nomeados para atuar como Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual. Os EPPGG são aptos a trabalhar nas áreas de gestão governamental; formulação, implementação e avaliação de políticas públicas; administração financeira e orçamentária; contabilidade; modernização da gestão; racionalização de processos; gestão e tecnologia da informação; recursos logísticos, materiais e humanos; e administração patrimonial.

Escola de Governo

Criada em 1992, a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho é referência em todo o Brasil. Sua missão é promover a modernização e a profissionalização da administração pública, formando e aperfeiçoando quadros técnicos, difundindo novas práticas de gestão e desenvolvendo estudos e pesquisas na área de administração pública.



Últimas