XV Seminário de Políticas Públicas vai debater o uso de bioinsumos na agricultura  

Promovido pela Secretaria de Agricultura, evento virtual é gratuito e está com as inscrições abertas 

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) promove, nesta quinta-feira (22/6), a partir das 9h, o XV Seminário de Políticas Públicas. Realizado em formato virtual, com transmissão pelo canal da Seapa no Youtube, o evento vai abordar o tema “Bioinsumos – Política, Aplicação e Perspectivas”. Aberto ao público em geral, as inscrições podem ser feitas neste link.  

Madelaine Venzon / Epamig

Segundo o subsecretário de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Caio César Coimbra, bioinsumos são produtos, processos ou tecnologias de origem biológica, desenvolvidos com o objetivo de se reduzir o uso de químicos no dia a dia do agro. “Alguns exemplos são os fertilizantes naturais, a exemplo do pó de rocha, os agentes biológicos de controle de pragas, que exercem o papel de predadores e atuam como inimigos naturais, e também o óleo de Nim, extraído de uma árvore natural da China, que vem sendo usado como inseticida na agricultura orgânica”, explica. 

O seminário é uma oportunidade para divulgação da tecnologia, além de mostrar as aplicações disponíveis e já consolidadas para diversas culturas. “O segmento dos insumos agropecuários vem evoluindo ao longo dos anos, com produtos menos agressivos ao homem e ao meio ambiente e os bioinsumos são uma continuidade desta tendência.   Este evento é importante para a divulgação da tecnologia, mostrar a sua viabilidade e também fomentar a pesquisa, que vai garantir que o produto utilizado é bom, vai dar resultado e vai reduzir o custo de produção”, afirma o subsecretário Caio Coimbra.  

Debates 

Em sua 15ª edição, o Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural vem sendo realizado desde 2019 pela Secretaria de Agricultura, por meio da Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária. 

A iniciativa tem a proposta de discutir e avaliar as políticas públicas para o setor, apresentar tecnologias e debater temas relevantes que impactam o setor produtivo do agronegócio mineiro.  

As edições anteriores já abordaram os temas: Agricultura de Precisão: Conceito, Política e Aplicação, Cenários e Perspectivas da Pesquisa Agropecuária, Programa Garantia-Safra, Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), a política de fertilizantes, Agricultura de Baixo Carbono, entre outros assuntos.  

Confira aqui a programação.

 



Últimas