Vice-governador participa de Fórum de Desenvolvimento em Uberaba

Iniciativa apresenta estratégias criativas para fomento da economia regional

Crédito: Renato Cobucci/Imprensa MG

O vice-governador Paulo Brant esteve nesta sexta-feira, (10/5) em Uberaba, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, para a abertura do Fórum Criativo de Desenvolvimento Econômico Regional, iniciativa do Grupo de Prefeitos do Triângulo e Alto Paranaíba - G70, com apoio do Sebrae-MG. Paulo Brant foi recebido pelo prefeito da cidade Paulo Piau, que é vice-presidente de Agronegócio da Frente Nacional de Prefeitos e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) e pelo senador Carlos Viana.

Tendo como o tema central “Conectando Pessoas, Transformando Ideias”, o fórum busca inspirar prefeitos, secretários, agentes de desenvolvimento e instituições de fomento econômico sobre a importância de se apresentar uma “Estratégia de Organização para o Desenvolvimento Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba” e, assim, integrar os 70 municípios da região, implementando ações de políticas de interesse regional, e integrando os setores público, privado e terceiro setor.

Durante o fórum, foi oficializada a Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo e Alto Paranaíba, que teve seu protocolo de intenções assinado em agosto de 2018. A missão da agência é a de gerar parcerias entre os municípios membros, fomentando o planejamento econômico das regiões, através de estudos e projetos para a infraestrutura e a atração de investimentos, por meio de ações integradas. O G70 é uma das iniciativas de fortalecimento das regiões.

Regiões

Situadas na divisa de Minas Gerais com o Centro-Oeste do país, as regiões do Triângulo de Alto Paranaíba se encontram no Cerrado mineiro. Sua economia tem forte base agropecuária, com grandes culturas de café, soja e milho, contando também com atividades de extração mineral. As regiões têm passado por uma importante industrialização, e o G70 e a Agência de Desenvolvimento buscam ampliar as bases da economia, nivelando o crescimento por todos os seus municípios.

Na abertura do fórum, o assessor estratégico de Assuntos Regionais da Prefeitura de Uberaba, Glauber Faquineli, fez a apresentação da Agência de Desenvolvimento, mostrando sua estrutura e conclamando a participação efetiva dos prefeitos do G70. Também fizeram pronunciamentos o diretor-superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha, o presidente de honra do Conselho Administrativo do Grupo Algar, Luiz Alberto Garcia, o senador Carlos Viana, e o prefeito Paulo Piau.

O vice-governador Paulo Brant, em sua fala, se disse entusiasmado com o lançamento da agência. Para ele, “o movimento evoca dois temas. O primeiro é a participação do Governo do Estado nos processos econômicos e sociais e o segundo é a questão da política. Nós temos que ter exatamente isso que está acontecendo aqui, a boa política: 70 prefeitos se unindo para criar soluções para essa região abençoada que é o Triângulo e o Alto Paranaíba”. Brant concluiu afirmando, “em nome do Governo de Minas eu digo que viemos aqui para aprender, e contem conosco. São movimentos como esse que vão resgatar esse estado e esse país”.

Palestras

Após a abertura do fórum e o lançamento da Agência de Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo e Alto Paranaíba, seguiu-se uma sequência de palestras. O diretor de Operações do Sebrae falou sobre “Governança Compartilhada: O caminho inevitável do Desenvolvimento Econômico”. A economista e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP Ana Carla Fonseca palestrou sobre “Cidades Criativas como Pontes Para o Futuro”. O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), Denis Silva, discorreu sobre “Tecnologia como Solução e Geração de Renda para as Cidades”. O fundador da empresa Place for Us, Caio Esteves, palestrou sobre “Cidades como Marcas e a Experiência das Pessoas no Espaço Público”. E o cofundador do Impact Hub, André Maciel, encerrou o ciclo de palestras falando sobre “Colaboração: a Chave para a Prosperidade”.

Também participaram fórum lideranças políticas, o gerente regional do Sebrae em Uberaba, William Rodrigues de Brito; a prefeita de Tapira e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla), Liliane Machado Costa Venâncio; o prefeito de Canápolis e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), Ualisson Carvalho Silva; o prefeito de Guimarânia e representante da  Associação dos Municípios do Alto Paranaíba (Ampar), Adilio Alex dos Reis; a prefeita de Itapagipe e representante da Associação dos Municípios do Baixo Vale do Rio Grande (Amvarig), Benice Maia; além de outros prefeitos da região, secretários municipais e representantes de instituições de fomento econômico regional.