Vice-governador participa da abertura da 49ª Expomontes

Tradicional feira vai receber cerca de 400 mil pessoas e movimentar R$ 500 milhões ao longo dos dez dias de exposição

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Cristiano Machado / Imprensa MG

O vice-governador, Professor Mateus, participou nesta sexta-feira (30/6) da abertura da 49ª Expomontes, em Montes Claros, no Norte de Minas. Com previsão de aumento em todos os setores, a Expomontes é considerada uma das maiores feiras do agronegócio do Brasil.

“A feira é muito importante, pois movimenta não só Montes Claros, mas todos os municípios da região. É uma excelente oportunidade para as pessoas trocarem experiências, fazerem negócios e continuarem demonstrando que o agro é o que há de mais forte em Minas Gerais”, disse.

Professor Mateus participou do desenlace da fita, dando início oficialmente à 49ª edição da Expomontes. Pouco antes, ele também se reuniu com produtores locais e o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Henrique Veloso.

Segundo Veloso, o objetivo da Sociedade Rural, organizadora do evento, é proporcionar geração de renda para os produtores e para os municípios da região.

“Nossos expositores são a maior razão da nossa feira. Dedicaremos nossos esforços para que essa confiança seja recompensada com a realização de grandes negócios e divulgações das suas marcas”, enfatizou.

Participação

O Governo de Minas estará representado na exposição deste ano por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

O estande da Emater-MG contará com presença de 45 produtores e associações, que terão a oportunidade de comercializar produtos da agricultura familiar. Já o espaço institucional da Epamig atenderá produtores por meio da "Clínica Tecnológica do Semiárido Mineiro", especialmente sobre os temas bovinocultura e fruticultura.

Alysson Paolinelli

A noite também foi de homenagens ao ex-ministro Alysson Paolinelli, um dos grandes nomes da agricultura nacional, que faleceu nessa quinta-feira (29/6). Professor Mateus fez questão de ressaltar ainda mais o trabalho que o ex-ministro realizou para o crescimento da agropecuária brasileira que, atualmente, é referência mundial.

“Antes da década de 1980, antes da chegada do ex-ministro, em Minas Gerais só se plantava café no Sul de Minas, dizia-se que aqui nada se produzia. Nós somos, hoje, o maior produtor de café do mundo. Se Minas Gerais fosse um país, seríamos o maior produtor do mundo. Isso e outros avanços se dá graças ao trabalho de Alysson Paolinelli”, pontuou.

Expomontes

A Expomontes foi criada em 1944 para expor animais, promover leilões e propagar conhecimento. Neste ano, a exposição conta com 90 estandes, 40 barracas, oito leilões, 10 mil cabeças de animais, minifazenda, julgamento de animais, torneio leiteiro, palestras e feiras de touros e equinos.

A programação da feira vai até 9/7 e deve receber 400 mil pessoas ao longo dos dez dias. A expectativa é de movimentação de R$ 500 milhões em novos negócios.



Últimas