Vice-governador participa da abertura da 3ª edição da feira AgroParacatu

Evento busca impulsionar o agronegócio na região Noroeste de Minas Gerais

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O vice-governador Professor Mateus participou, nesta terça-feira (20/6), da abertura da 3ª edição da Feira Agropecuária de Paracatu, a AgroParacatu.

O evento, que é promovido pela Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor), com apoio da prefeitura municipal e do Sebrae Minas, espera reunir cerca de 15 mil pessoas neste ano, com movimentação de mais de R$ 115 milhões em negócios. A programação segue até o próximo sábado (24/4), no Parque de Exposições de Paracatu.

Na ocasião, Professor Mateus esteve com expositores, reforçando o crescimento do agronegócio em Minas Gerais e os impactos positivos para a economia do estado.

“O agronegócio representa 24% da riqueza de Minas Gerais. Somente isso já é suficiente para que estejamos atentos aos eventos do setor. Mas, além disso, é uma área que gera empregos e isso resgata a dignidade das pessoas, especialmente nas cidades menores. Temos insistido na importância de ‘reinteriorizar’ Minas Gerais, devolvendo as famílias para suas propriedades, para que possam produzir. É perfeitamente possível tirar o sustento de uma propriedade, mesmo que pequena. Para isso, basta que se tenha presença, empenho e a assistência técnica - que promovemos por meio da Emater-MG, tecnologia - que disponibilizamos pela Epamig, e caminhando ao lado das prefeituras”, afirmou.

Para o prefeito de Paracatu, Igor Pereira, a atuação em conjunto tem sido, inclusive, fundamental para o crescimento da região.

“Posso dizer sem medo que a grandeza desse evento se deve ao grande potencial de desenvolvimento do setor agropecuário no Noroeste de Minas, que vem surpreendendo cada vez mais.  Agradeço ao Estado que, por meio da Emater, Epamig e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tem atuado para motivar os produtores, trazendo sucesso a todos”, afirmou.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Cidade referência

Para Professor Mateus, o município tem uma característica muito positiva, que é valorizar a sua tradição na produção agrícola e pecuária.

“Trata-se de uma cidade que foi se adaptando ao longo dos anos. Hoje, a gente vê Paracatu como referência em produção de grãos, irrigação, hortifruti, entre outras, sem perder sua origem na pecuária. Ou seja, continua sendo uma grande produtora de gado de corte. Mas essa diversificação é um sinal muito importante, que é a transformação do Noroeste no grande centro de produção da agropecuária do estado, por conta da chegada da irrigação - e que siga avançando. Fico feliz pelo fato de o Estado estar contribuindo com uma região tão próspera”, finalizou o vice-governador.

AgroParacatu

A AgroParacatu é uma feira com foco técnico, e não conta com exposição agropecuária. O objetivo é impulsionar o agronegócio na região, apresentar inovações do setor e, ainda, debater o futuro da agropecuária. Na programação, estão previstas palestras, cursos profissionalizantes e estandes para negócios. A edição deste ano também prevê a realização de um leilão beneficente de bovinos com doação da renda.

Saiba mais sobre o evento neste link.