Vice-governador destaca esforços para desenvolvimento do agro mineiro na Fenaminas

Feira de Negócios e Tecnologia do Cerrado Mineiro, em Patos de Minas, movimentou R$ 500 milhões em cinco dias

O vice-governador, Professor Mateus, participou, neste sábado (29/7), do encerramento da 1ª Feira de Negócios e Tecnologia do Cerrado Mineiro (Fenaminas), em Patos de Minas, no Alto Paranaíba.

Durante cinco dias, produtores rurais da região tiveram acesso a novas tecnologias, produtos e serviços com o objetivo de aumentar a rentabilidade e sustentabilidade dos negócios.

Estima-se que os 61 expositores movimentaram R$ 500 milhões.

Consideradas uma das regiões mais produtivas e promissoras do país, o Alto Paranaíba e o Triângulo Mineiro respondem por 15,2% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, colaborando com 11,9% dos empregos formais.

Durante seu discurso, Professor Mateus destacou a pujança do agronegócio nos últimos anos. “A agricultura e a pecuária alcançaram uma representatividade muito expressiva na economia mineira, representando quase 25% do PIB mineiro”, explicou.

O vice-governador também citou o papel de relevância tanto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) quanto da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), de levarem assistência técnica e pesquisa para o homem do campo.

“Acrescento o trabalho do Sebrae, mostrando para o produtor que ele é um empresário. Aquilo que está na mão dele é um negócio, e que há possibilidade de continuar crescendo”, afirmou.

Apoio

Professor Mateus enfatizou que o compromisso do Governo de Minas permanecerá com o apoio dado nos últimos anos, como melhorias na infraestrutura energética e logística para proporcionar produções e escoamento de mercadorias mais seguros. “Sabemos, também, da deficiência da mão de obra, mas fico feliz em destacar que o projeto do estado, o Trilhas do Futuro, tem garantido a qualificação do trabalhador no campo”, avaliou.

Por fim, o vice-governador agradeceu o trabalho desempenhado pelos produtores rurais em todo o estado. “Eu tenho muito orgulho dos nossos produtores. Vocês são a nossa maior esperança de ampliação da riqueza desse estado. O mineiro tem muito orgulho da sua origem do campo”, finalizou.

Agradecimento

Ainda pela manhã, Professor Mateus, acompanhado do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, e da deputada estadual Lud Falcão, participou de um café com vereadores, lideranças classistas e prefeitos da região.

Tanto o prefeito quanto a deputada agradeceram o Governo de Minas pelos investimentos na cidade e na região em áreas estratégicas, como rodovias, saneamento, saúde e educação.