Unimontes capacita mais 1.100 profissionais em cursos EAD em cinco territórios

Centro de Educação a Distância da universidade divulga os dados das solenidades unificadas realizadas em 13 cidades dos Territórios de Desenvolvimento Norte, Central, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri e Alto Jequitinhonha

imagem de destaque
Com as novas cerimônias, Cead/Unimontes chega a quase 20 mil alunos atendidos em 10 anos de existência
  • ícone de compartilhamento

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) contribui diretamente com a capacitação profissional dos moradores de diversas regiões mineiras, por intermédio dos cursos de graduação a distância, a partir da oferta do Centro de Educação a Distância (Cead/Unimontes). Em julho e agosto, foram graduados cerca de 1,1 mil profissionais nas cerimônias de outorga de grau dos cursos de graduação ministrados em 13 polos, segundo balanço divulgado pelo Cead.

Com as novas cerimônias, o Centro de Educação a Distância da Unimontes chega a quase 20 mil alunos atendidos em 10 anos de existência. Em 2016, a Unimontes obteve novo recredenciamento para ministrar os cursos, válido por mais 10 anos – por meio da portaria nº 1.045 do Ministério da Educação (MEC).

O vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Souza, presidiu várias dessas solenidades de outorga e ressaltou como a educação é fundamental para o desenvolvimento das regiões onde a universidade está inserida. “A Unimontes, das mais diversas maneiras, cumpre sua missão de promover a melhoria da qualidade de vida”, observa.

Cidades

Foram realizadas as solenidades de outorga de grau dos cursos de licenciatura oferecidos no modelo a distância no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas áreas de Ciências da Religião, Ciências Sociais, Educação Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia,

“Os dez anos comemorados em 2017 têm um significado especial pelo desenvolvimento da própria instituição. Atualmente, somos um Centro de referência em educação a distância", afirma o diretor do Cead, Guilherme Veloso.

Crédito: Alex Sezko

As cerimônias aconteceram nos polos da UAB/Cead/Unimontes (ordem cronológica): Buritizeiro (Território Norte), Pedra Azul e Almenara (Médio e Baixo Jequitinhonha); Mantena e Carlos Chagas (Território Mucuri); São João da Ponte, Januária, Urucuia, Janaúba, Francisco Sá e Cristália (Território Norte), Pompéu (Território Central) e Itamarandiba (Território Alto Jequitinhonha).

“Participar da cerimônia da colação de grau é comemorar com amigos e familiares uma “missão” cumprida e que fará toda a diferença na minha vida profissional”, diz, com orgulho, Núbia Abreu Santos, que concluiu o curso a distância de Pedagogia no polo de Januária.

Núbia mora no município de Manga (Território Norte). “São 23 anos trabalhando em escolas apenas com o magistério. A graduação pela UAB/Unimontes é a realização de um sonho. Hoje, me sinto realizada, querendo prosseguir cada vez mais", assegura a nova pedagoga.

Ampliação da oferta de cursos

O Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ampliou a oferta de cursos em 2017. Com a expansão, são oferecidas quase 2.000 vagas em nove cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) e quatro cursos de tecnólogos. Os cursos serão oferecidos em 16 polos na área de abrangência da Unimontes.

"Sem dúvida, é um reconhecimento em termos de atividades que a Unimontes realiza nas diferentes dimensões: ensino, formação acadêmica, pesquisa e extensão, que cumpre seu papel de qualificar pessoas para exercer com mérito suas funções no mercado de trabalho”, completa Guilherme Veloso, diretor do Cead.



Últimas