Unimontes abre pré-matrícula para 450 vagas em cursos técnicos gratuitos

Serão 30 alunos por turmas, em dez municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Oportunidades fazem parte de programa federal

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A partir desta terça-feira (21/9), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com inscrições abertas para pré-matrículas em sete cursos técnicos gratuitos, oferecidos por meio do programa Novos Caminhos, do governo federal. São 450 vagas para turmas em dez municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. O prazo vai até 27/9 e as atividades são coordenadas pela Escola Técnica de Saúde, vinculada ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT/Unimontes).
 
Conforme as diretrizes do programa Novos Caminhos, cada aluno terá ajuda de custo de até R$ 250 mensais, como auxílio para transporte e alimentação. A pré-matrícula é gratuita e pode ser feita pelo endereço eletrônico www.cept.unimontes.br. O candidato deve também encaminhar toda a documentação para o e-mail novoscaminhos.cept@unimontes.br.
 
Serão 30 alunos por turmas. As vagas são para os cursos técnicos de Administração (Capelinha, Grão Mogol, Guaraciama e Joaíma), Apicultura (Bocaiuva), Comércio (Almenara, Manga e São Francisco), Desenvolvimento de Sistemas (Bocaiuva, Montes Claros e Salinas), Rede de Computadores (Montes Claros), Saúde Bucal (Montes Claros), Sistemas de Energia Renovável (Montes Claros) e Vendas (Montes Claros).
 
As aulas serão ministradas no período noturno, com exceção do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas para a cidade de Montes Claros (manhã) e os cursos técnicos de Comércio (Manga) e Sistemas de Energia Renovável e Vendas (Montes Claros), com atividades à tarde.
 
Critérios
 
Podem concorrer às vagas somente alunos matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio. A classificação dos candidatos se dará primeiro a alunos matriculados na rede pública de ensino, que também sejam portadores de alguma deficiência e inscritos em programas federais de transferência de renda, como, por exemplo, o Bolsa Família, e que tenham feito a inscrição eletrônica primeiro.
 
Em seguida, serão classificados os candidatos matriculados na rede de ensino pública, portadores de deficiência e que tenham feito inscrição primeiro.
 
A terceira ordem de classificação se dará aos candidatos matriculados na rede pública de ensino, titular ou dependente dos programas federais de transferência de renda e que tenham feito a inscrição primeiro. Se ainda restarem vagas, poderão ser classificados, dentro do limite de vagas, candidatos matriculados na rede de ensino pública, que tenham feito inscrição primeiro.
 
Após a prioridade dos alunos da rede de ensino pública, serão classificados os candidatos matriculados na rede de ensino privada, tendo prioridade, os portadores de deficiência ou inscritos em programas federais de transferência de renda, que tenham feito inscrição primeiro, e, caso ainda restem vagas, os candidatos apenas matriculados na rede de ensino privada poderão ser contemplados com vagas. É importante destacar que na maioria das situações, os candidatos inscritos primeiro terão mais chances de classificação dentro do limite de vagas.
 
O diretor do CEPT, professor Márcio Antônio Veloso, ressalta que os cursos foram pensados de forma estratégica para atender às necessidades de cada município. “São cursos de alta empregabilidade e podem contribuir muito para a melhoria de vida dos alunos contemplados”. Ela lembra que o Programa Novos Caminhos é uma iniciativa do Ministério da Educação e pretende expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de cursos e programas de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional.
 
Serviço

Unimontes – Inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado (Programa Novos Caminhos)

Edital 06/2021 - cursos técnicos

Pré-matrícula: 21 a 27/9

Inscrições gratuitas / Não há mensalidades

Outras informações: (38) 3215-4338



Últimas