Unidades do Ipsemg em Belo Horizonte e São João del-Rei passam por reformas estruturais

Intervenções começaram em setembro. Em São João del-Rei, previsão é de que a obra seja concluída em abril do ano que vem

Ipsemg / Divulgação

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) retomou importantes obras que estavam paralisadas. A primeira, iniciada em setembro, foi a fachada do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Em outubro, começou a reforma da unidade regional de São João del-Rei, no Campo das Vertentes.

A presidente do Ipsemg, Luiza Hermeto Coutinho Campos, ressalta a importância destas obras para a instituição. “A retomada das obras de reformas tanto aqui na capital como no interior, mostra um cuidado com o Ipsemg. A fachada do HGIP, a entrada do hospital, que é a nossa cara, é um investimento no hospital, na estrutura dele e que estamos aqui para valorizar”.

Reforma do HGIP

A área de acesso principal do HGIP está recebendo o montante de R$ 1.680.301,99 para fazer obras de demolições de piso intertravado, concreto e revestimentos, escavação e transporte de materiais demolidos, regularização e compactação dos terrenos na área de acesso aos veículos e passeios, implantação de pavimento em concreto armado substituindo o piso intertravado no acesso dos veículos, instalação de pavimento intertravado nos passeios de acesso aos  pedestres, implantação de portões e gradis na entrada de acesso aos veículos e guaritas, execução em revestimento cerâmico nas fachadas das guaritas, execução de revestimento em granito nas muretas e fachada, execução de sinalização horizontal com piso tátil alerta e direcional, instalação de guarda corpos e corrimãos, substituição da porta da portaria principal, execução de pintura nos gradis e paredes da fachada principal e execução de paisagismo no acesso principal ao hospital.

Durante este período, a entrada dos usuários ao hospital está sendo feita pelo lado direito da rampa de acesso à portaria principal da unidade, localizada na Alameda Ezequiel Dias, número 225.

A obra é realizada do lado esquerdo da passagem de pedestres e veículos que se encontra totalmente interditada. Esta medida segue às normas técnicas de segurança, sustentabilidade, organização e limpeza.

A presidente do Ipsemg destaca a intenção de retomar com outras melhorias. “Pretendemos retomar as obras na Ala B, que já está há anos parada e outras dentro do hospital”, diz.  A previsão de término da reforma da fachada é em junho de 2023.

Reforma em São João del-Rei

Já na unidade regional de São João del-Rei a obra começou em 27/10 e tem seu término previsto para 24/4/2023. Segundo a gerente de Logística e Patrimônio e coordenadora das obras de reforma, Tula Novaes, na unidade regional estão previstos os serviços de manutenção geral no imóvel como a substituição de revestimentos, melhora da acessibilidade, adequações nas instalações hidrossanitárias e de drenagem além da pintura geral do prédio.

Enquanto ocorre a reforma, os atendimentos administrativos estão sendo realizados no subsolo da unidade, mas o atendimento odontológico está suspenso.

“Essa reforma é a retomada dos investimentos no interior, o fortalecimento das nossas unidades regionais que são tão importantes para a instituição. O benefício não é somente para os servidores, mas para os beneficiários que acessam e buscam informações. Precisamos cuidar da nossa estrutura para atender cada vez melhor os nossos beneficiários”, afirma Luiza Hermeto.