Unidade prisional de Monte Santo de Minas amplia vagas

Duas novas celas, feitas por internos, acomodam 22 detentos, do regime fechado e também do semiaberto

  • ícone de compartilhamento

Na pequena cidade de Monte Santo de Minas, localizada na região Sul do estado, as obras de ampliação do presídio estão sendo finalizadas depois de três meses de trabalho. As novas celas foram construídas pelos próprios presos com recursos do Conselho de Segurança Pública (Consep), responsável pelo repasse dos materiais de construção e pela fiscalização dos trabalhos. Agora a unidade entrega 22 novos leitos para o cumprimento de pena nos regimes fechado e semiaberto.

Crédito: Divulgação/Sejusp

Diante do cenário de superlotação do sistema prisional nacional, as parcerias que Minas Gerais faz com o Poder Judiciário e com os Conselhos da Comunidade e de Segurança são de extrema importância para melhorar a condição do cumprimento de pena dos acautelados, bem como permitir melhores condições de trabalho para os servidores do sistema prisional.

Dez presos participaram da execução da obra como pedreiros, pintores, eletricistas e serventes. Pelo trabalho eles foram beneficiados com remição da pena: a cada três dias trabalhados, um é remido da sentença.

Para o diretor-geral da unidade, Sérgio Cláudio dos Santos, a ampliação da unidade gera mais humanização na prestação do serviço, bem como para as ações de segurança. “Uma das celas é destinada para presos do regime fechado e a outra para presos que cumprem pena no regime semiaberto, quando eles saem para trabalhar durante o dia e retornam para a unidade apenas para dormir”, esclarece.

Ampliação

O presídio de Monte Santo de Minas também finalizou o projeto em parceria com o Poder Judiciário local, que irá destinar verbas de multas pecuniárias para a construção de sala de aula para os alunos do ensino fundamental e médio, oficina de trabalho, nova guarita com banheiro para maior comodidade dos agentes penitenciários e salas para a equipe administrativa.

A unidade prisional participará do edital elaborado pelo Judiciário e, em breve, se aprovado o projeto, dez presos iniciarão as obras de revitalização da unidade.

Campos Gerais

Distante 170 quilômetros de Monte Santo de Minas, a unidade prisional de Campos Gerais também aproveitou a mão de obra prisional para realizar melhorias no interior do presídio. A parte interna da unidade recebeu nova pintura, que foi realizada por quatro custodiados.



Últimas