Últimos dias para participar da 17ª Semana Nacional de Museus

Programação gratuita vai até domingo, com atrações nos museus vinculados à Secretaria de Cultura e Turismo

O Museu das Minas e do Metal recebe mostra fotográfica até o último dia da programação

A programação da 17ª Semana Nacional de Museus movimenta, até domingo (19/5), espaços culturais ligados ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Ao todo, são 558 atividades, com o tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, que envolvem 88 municípios mineiros. A semana é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Neste sábado (18/5), por exemplo, o Museu Mineiro realiza, das 14h às 16h, a “Oficina: Brincadeira Tradicionais: Confecção de Peteca”, oferecendo aos visitantes a oportunidade de construir seu próprio objeto para a prática do esporte. A atividade também acontece no domingo, no mesmo horário. O equipamento cultural ainda abriga a “Oficina: Cápsula do Tempo do Museu Mineiro", que convida o público a escrever mensagens em forma de cartas para serem abertas uma vez por ano. O objetivo é revisitar o passado e acompanhar gradativamente as mudanças próprias da passagem do tempo.

Os equipamentos do Circuito Liberdade também participam da programação. A Casa Fiat de Cultura promove o evento “Encontros com o Patrimônio - Museu de arte: diálogos para o futuro” com a visitação guiada à exposição “Silêncios Seletivos”, da artista Luiza Nobel, em cartaz na Piccola Galleria. A visitação é gratuita e acontece nos dias 18 e 19/5 (sábado e domingo), às 10h30, 14h e 16h. São 15 vagas disponibilizadas por horário.

O Espaço do Conhecimento UFMG também está em sintonia e apresenta a relação entre os saberes indígenas e a vida nas sociedades modernas, com a exibição de documentários sobre o tema. No domingo (19/5), às 14h, os visitantes poderão conhecer mais sobre a etnia Kayapó e o povo Umitina, com a exibição de “Filhos de Guerreiros” e “O Sonho de Éder”.

Já o CCBB traz em sua programação a relação das mulheres e a capoeira com o debate “Múltiplo ancestral - O feminino futuro da capoeira”. O bate-papo acontece no domingo (19/5), às 10h, e vai contar com a participação da primeira mestra de Capoeira Angola de Minas Gerais, Alcione Oliveira.

Outro destaque está no Museu MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, que recebe a mostra fotográfica “Ornamento: um inventário de grades ornamentais em Belo Horizonte (e outras belezas) – exposição fotográfica”, de Fernanda Goulart. Os interessados têm até este domingo (19) para conhecer o trabalho.

A programação completa da 17ª Semana Nacional dos Museus dos museus vinculados à Secult pode ser acessada neste link.

Atividades

Na cidade histórica de Mariana, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens realizou na sexta-feira (17/5) o sarau litero-musical “Cantando Alphonsus”, em homenagem a um dos mais importantes poetas simbolistas do Brasil. Em Ouro Preto, o Museu Casa Guignard expôs os trabalhos do grupo de Bordadeiras de Cachoeira do Campo, na mostra "Tradição e Modernidade", e promoveu o curso de bordado “As obras de Guignard", ministrado pelo Grupo Mulheres de Fibra.

Como parte integrante da programação, o Museu Mineiro, vinculado à Secult, também abriu, nessa semana, o “Ciclo de Palestras: Minas das Artes, Histórias Gerais”, que dá título à exposição de longa duração do espaço. A atividade, gratuita e aberta ao público, aborda as características da mostra e dialoga com a perspectiva de que o equipamento é um polo irradiador da cultura mineira, auxiliando no desenvolvimento de uma leitura crítica sobre a história da arte no estado. As palestras estão sendo ministradas pelos curadores da exposição: Adalgisa Arantes Campos, René Lommez Gomes, Paulo Schmidt, Ricardo Giannetti e Marcos Hill.

Para Marcelo Matte, secretário de Estado de Cultura e Turismo, a realização do ciclo de palestras em conjunto com a abertura da nova exposição de longa duração demonstra a importância do Museu Mineiro nas discussões contemporâneas sobre o papel desses equipamentos no fomento à cultura. “Os museus podem e devem ser espaços de construção coletiva de saberes e elaboração de conteúdos e não apenas espaços depositórios de acervos. A abertura desta exposição, junto ao ciclo de palestras, consagra os esforços empenhados em transformar e revitalizar a instituição a partir de uma nova configuração do espaço e da expografia”, avalia o secretário.

Serviço:

17ª Semana Nacional dos Museus
Período:
13 a 19 de maio de 2019
Locais: Centro de Arte Popular-Cemig (BH), Museu dos Militares Mineiros (BH), Museu Mineiro (BH), Museu Casa Guignard (Ouro Preto), Museu Casa Alphonsus de Guimarães (Mariana) e Museu Casa Guimarães Rosa (Cordisburgo)
Atividade gratuita