Últimos dias para envio de contribuições sobre a regulamentação dos sistemas de logística reversa

Definição vai nortear legislações estaduais que irão reger o setor regionalmente. Fundação Estadual do Meio Ambiente mantém discussão coletiva sobre o tema

​Minas avança rumo à efetiva regulamentação dos sistemas de logística reversa. Até sexta-feira (9/9), representantes do setor produtivo, entre fabricantes e distribuidores, além de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis, entre outros interessados, poderão enviar contribuições para a definição de diretrizes para implementação, operacionalização e monitoramento do sistema no estado. A minuta de Deliberação Normativa, tão logo seja concluída, será analisada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) tem mobilizado os envolvidos em discussões coletivas para a elaboração conjunta das normativas. Em ação mais recente, na última semana de agosto, promoveu reunião técnica para debater com representantes de diversos setores tópicos e a íntegra da proposta apresentada na minuta.

“A logística reversa é um instrumento muito importante para que possamos desenvolver mecanismos sustentáveis de destinação final de resíduos, sempre respeitando os preceitos da PNRS: a redução da geração, a reciclagem e a reutilização”, reforça a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo.  Ela também salienta a importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para definição das legislações estaduais que irão reger o setor regionalmente.

Edwaldo Cabidelli

De acordo com o presidente da Feam, Renato Brandão, a regulamentação dos sistemas de logística reversa no estado irá trazer a segurança jurídica necessária para que os potenciais mercados ligados ao setor possam se desenvolver de forma ampla e inclusiva.

“Pretendemos discutir junto aos representantes do setor cada um dos artigos que deverão integrar a DN, observando possíveis gargalos de implementação, para ser possível operacionalizar no Estado uma proposta de forma efetiva”, afirma.

Na avaliação do advogado especializado em direito ambiental, Fabrício Soler, a iniciativa do Governo de Minas, por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), em desenvolver uma legislação voltada à gestão de resíduos de forma ampla, transparente e coletiva é bastante inovadora.

“Convidar os atores envolvidos no sistema de logística reversa para uma análise conjunta e propositiva acerca do tema contribui significativamente e dá força para que o tema seja regulamentado no estado de forma a atender às reais necessidades da população”, pontua.

Participação ativa

Interessados em contribuir com críticas e sugestões sobre a Deliberação Normativa, que deverá ser apresentada à Plenária do Copam em meados de outubro, devem entrar em contato com a Feam, pelo e-mail karine.marques@meioambiente.mg.gov.br, e solicitar a planilha para preenchimento da sugestão e justificativa.