Último dia para solicitar isenção da taxa de inscrição no concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Candidatos habilitados têm até as 16h de hoje para fazer a solicitação

Termina nesta quarta-feira (2/8) o prazo para que candidatos habilitados possam solicitar isenção da taxa de participação no concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), referente ao Edital Seplag/SEE nº 3/2023. Estão sendo oferecidas 19.878 vagas em todo o estado, para atuação em unidades escolares, Superintendências Regionais de Ensino (SREs), Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs), Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (Crei) e na Unidade Central.

Para solicitar a isenção, o candidato deve acessar, até as 16h de hoje (2/8), o site https://conhecimento.fgv.br./concursos/seemg23 e fazer o upload (imagem original) dos documentos comprobatórios para a obtenção da isenção.

Somente haverá isenção da taxa de inscrição para os candidatos doadores regulares de sangue, para os candidatos comprovadamente desempregados amparados pela Lei Estadual nº 24.261/2022 ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que é regulamentado pelo Decreto nº 11.016/2022, mediante solicitação e comprovação, conforme descrito no edital.

Para quem não tiver acesso a um computador, a SEE disponibilizará em cada sede das 47 SREs, um equipamento com acesso à internet para a realização das inscrições. O acesso acontecerá em dias úteis, no período de 1 a 29/8/2023, das 9h às 12h.

Quem não for elegível à isenção ou perder o prazo terá que pagar entre R$ 38 e R$ 43 para participar do concurso público.

Inscrições

As inscrições estão abertas até 29/8, exclusivamente pelo site https://conhecimento.fgv.br./concursos/seemg23. Após o preenchimento do requerimento de inscrição — em que serão indicadas as opções de cargo e atuação desejadas — o candidato deve gerar e imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) que estará disponível para impressão no ato da inscrição.

O DAE deve ser pago até 30/8. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 43 para cargos que exigem curso superior, e de R$ 38 para cargos que exigem apenas o nível médio técnico.

Provas

As provas serão aplicadas em Belo Horizonte e nas cidades-sede das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), em 22/10, das 8h às 12h para PEB e das 15h às 19h para Ane IE e EEB; e 29/10, das 14h às 18h ATB, TDE, ANES e AEB.

O conteúdo programático abrange conhecimentos básicos em Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Legislação Educacional e Direitos Humanos, além de redação e conhecimentos específicos, referentes a cada área de atuação.

Todos os candidatos nomeados em decorrência de aprovação no concurso deverão se submeter a Exame Admissional, sob a responsabilidade da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Seplag, em unidade central ou em unidades regionais.