Uemg promove seminário sobre as relações entre arte, ciência e tecnologia

Em sua 5ª edição, o Seminário de Artes Digitais já recebe inscrições de trabalhos. Proposta é debater os temas no contexto das tecnologias digitais

  • ícone de compartilhamento

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) vai receber, até o dia 11 de fevereiro, resumos de trabalho e propostas artísticas de interessados em participar do Seminário de Artes Digitais 2019. 

Em sua 5ª edição, neste ano o evento tem como tema geral ‘Projeções e Memória da Arte’. Na programação, são abordadas as relações entre arte, ciência e tecnologia.

O seminário busca reunir atores e agentes dos campos relacionados ao seu tema (professores, pesquisadores, artistas, autores, curadores, etc.), a fim de evidenciar boas práticas e promover a troca de informações no contexto brasileiro – iniciativas do tipo são comuns em países como Canadá, Holanda e Alemanha, segundo a organização do evento. Desse modo, o seminário consolida-se como encontro internacional com a participação de doutores de instituições brasileiras e do exterior. 

O objetivo é analisar e documentar o cenário contemporâneo do uso das tecnologias no campo da arte digital em interseção com outras ciências e com as políticas públicas da área. A organização é do Laboratório de Poéticas Fronteiriças – grupo de pesquisa certificado pela Uemg – a partir de comitê composto por membros de várias instituições (Uemg, Cefet-MG, UFSM, FAS/ICAT).

O Seminário de Artes Digitais será realizado de 23 a 26 de abril, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.

Saiba mais sobre as modalidades de participação, prazos, Grupos de Trabalho (GTs) e outras informações, acessando a Chamada de Trabalhos.
Se preferirem, os interessados também podem solicitar outras informações por meio dos seguintes canais:

artesdigitais.art.br
facebook.com/seminarioartesdigitais/;
- instagram.com/labfront/.

Novidade

A organização pretende inaugurar, nesta edição, um "rally criativo" a ser executado com agentes e laboratórios do campo da arte, ciência e tecnologia. Para participar dessa iniciativa, os interessados devem enviar proposta (de arte/games ou produtos do campo das relações entre arte, ciência e tecnologia) que possa ser desenvolvida em colaboração. O prazo para submissão termina em 11/2.

Uma ou mais propostas serão escolhidas para desenvolvimento, em Belo Horizonte, de 15 a 25 de abril de 2019, e o resultado será apresentado no dia 26 do mesmo mês, na programação plenária do seminário. 



Últimas