Uberaba recebe oitavo polo regional para instalação de tornozeleiras eletrônicas em Minas

Equipamento de monitoração de presos amplia a segurança da comunidade e as oportunidades de trabalho para detentos

  • ícone de compartilhamento

Uberaba, no Triângulo Mineiro, iniciou a semana com uma excelente notícia: a inauguração do Polo Regional de Instalação de Tornozeleiras Eletrônicas. Implantada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Diretoria de Gestão e Monitoramento Eletrônico do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), a iniciativa possui o objetivo de melhorar a logística e agilizar os trâmites de liberação para monitoramento eletrônico dos detentos do município e região, que antes eram atendidos pelo polo de Uberlândia.  

Sejusp / Divulgação

O espaço faz parte do projeto de expansão da monitoração eletrônica em Minas Gerais, previsto em novo contrato, que passou a vigorar em 25/9. Uberaba recebeu o 8º polo regionalizado do estado. As atividades tiveram início nessa segunda-feira (13/11) e, até o momento, já são oito monitorados ativos.  

“A demanda de monitoração eletrônica da região de Uberaba hoje é expressiva, daí a importância do polo. Além disso, temos como ponto positivo a desoneração de Uberlândia, que passa a ter mais condições de atender a demanda da sua própria região”, explica a diretora de Gestão e Monitoramento Eletrônico do Depen-MG, Dênia Samione.  

Abrangência

Localizado na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, o polo atenderá não apenas presos do município, mas também de toda a 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). Araxá, Frutal, Sacramento e Itapagipe são algumas das comarcas que também serão atendidas pela nova unidade. Lá são realizadas instalações e retiradas de equipamentos, admissões, desligamentos, troca de endereços e manutenções. Já o monitoramento é realizado pela central em Belo Horizonte. Além dos presos, o local atenderá ainda vítimas da Lei Maria da Penha.  

A sede do novo polo foi toda reformada e adaptada com recursos do Ministério Público de Minas Gerais e contou com a mão de obra de cinco detentos. Sete policiais penais foram treinados e estão aptos a trabalhar no local, que funciona diariamente em horário comercial.  

“O polo é de suma importância tendo em vista que fechamos muitas parcerias de trabalho com monitoramento eletrônico. Com o polo dentro da unidade, haverá celeridade na execução das parcerias, além de podermos estender a tornozeleira para todas as unidades da região, assim ocorre também a redução do número de presos dentro das unidades prisionais”, avalia o diretor regional do Depen-MG na 5ª Risp, Josiley Henrique da Silva.  

Expansão 

Patos de Minas será a próxima cidade a receber um polo regional. O treinamento dos policiais penais que atuarão no novo espaço teve início nesta semana, e a expectativa é que as atividades comecem já na próxima semana. 



Últimas