Turismo sustentável foi tema de oficinas realizadas nos parques estaduais Serra do Cabral e Serra Nova e Talhado

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) promoveu, entre os dias 17/4 e 20/4, oficinas e reuniões com gestores e comunidades locais para debater o turismo regional e a elaboração de Planos de Uso Público do Parque Estadual Serra do Cabral e do Parque Estadual Serra Nova e Talhado. O encontro faz parte das ações previstas no programa Copaíbas - Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos Biomas Amazônia e Cerrado, do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), em parceria com o IEF.

Minas Gerais tem 12 Unidades de Conservação (UCs) participantes do Copaíbas, e a previsão é de investimentos de R$ 30 milhões nessas unidades administradas pelo IEF. O objetivo do programa é promover ações que contribuam para a conservação do bioma do Cerrado. Os recursos são direcionados para linhas de ação estruturantes dos parques, como a elaboração de Plano de Uso Público (PUP), que aborda diretrizes para fomentar, fortalecer e ordenar as atividades relacionadas ao turismo em contato com a natureza e o uso público.

O PUP é um documento técnico não-normativo e programático que traz estratégias, diretrizes e prioridades de gestão, para estimular o uso público, orientar o manejo, aprimorar as experiências e diversificar as oportunidades de visitação nos parques. Os planos, discutidos amplamente nas oficinas, têm previsão de ser finalizado ainda no segundo semestre deste ano.

A integração das unidades com o entorno busca oportunidades para o desenvolvimento do turismo local, conforme destaca a gerente de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do IEF, Letícia Horta Villas Boas. “A elaboração dos PUPs dos parques Serra do Cabral e Serra Nova e Talhados é uma excelente oportunidade para ordenar o uso público nestas unidades, trazendo maior segurança na realização dessas atividades, uma vez que, no futuro, estarão respaldadas por um documento técnico elaborado com a participação de atores locais”, comenta.

Programação

No Parque Estadual Serra do Cabral, na cidade de Buenópolis, foram feitas, nos dias 17/4 e 18/4, reunião com 12 representantes da prefeitura, e oficinas com 31 participantes. No Parque Estadual Serra Nova e Talhado, em Rio Pardo de Minas, houve, no dia 19/4, reunião com 21 gestores municipais, e oficina no dia 20/4, com 42 participantes. Os encontros abordaram o contexto turístico das localidades, as ações desenvolvidas nessa área e a importância das unidades de conservação para os moradores e gestores.

Além disso, foram desenvolvidas discussões para uma visão de futuro sobre o uso público das unidades, embasada nos objetivos, vocação, propósito, significância, recursos e valores fundamentais dos parques.

Copaíbas

O programa Copaíbas foi firmado em 2020 e desenhado para ser desenvolvido ao longo de seis anos. Visa contribuir para a redução do desmatamento, por meio do apoio a estratégias que promovam a conservação de florestas e áreas de vegetação nativa na Amazônia e no Cerrado, resultando também em melhores condições de vida para populações tradicionais e povos indígenas. É executado pela Funbio e viabilizado com recursos da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas – NICFI, por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega.