Tribunal Regional Federal da 6ª Região completa um ano de atividades em Belo Horizonte

Instalação da corte era uma reivindicação histórica de mais de 20 anos para dar mais celeridade à Justiça Mineira

O governador Romeu Zema e o vice governador, Professor Mateus, participaram, nesta segunda-feira (21/8), na capital mineira, da comemoração do primeiro ano de atividades do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6). A instalação do tribunal era uma demanda histórica, de mais de duas décadas, da área jurídica e de parlamentares.

O TRF6 foi inaugurado com o objetivo de descentralizar a Justiça Federal no Brasil e acelerar os processos em Minas Gerais. A Corte assumiu a jurisdição que antes era do TRF1, já que a 1ª Região apresentava um grande volume de processos, representando o dobro da média de julgamentos na Justiça Federal.

A presidente do TRF6, Mônica Sifuentes, durante seu discurso, ressaltou o apoio dado pelo Governo de Minas ao oferecer os cursos de Gestão da Fundação João Pinheiro (FJP) aos servidores, além de ceder o histórico Palacete Solar Narbona, na Praça da Liberdade, que abrigará o centro cultural e a escola da magistratura.

Ela agradeceu, também, a todos que apoiaram, desde o começo, a instalação do tribunal, e afirmou que tem o compromisso de transformar a Corte da 6ª Região em um tribunal modelo.

“Adotamos, senhor governador, o modelo de gestão circular, que fortalece o trabalho em equipe e a cultura colaborativa. Ela serve para que as empresas,  assim como as instituições, sejam vistas como um grande universo integrado e inclusivo”, destacou.