Três escolas estaduais de Divinópolis são reconhecidas por projetos de educação ambiental  

Premiação de R$ 15 mil será usada na implantação dos projetos nas unidades de ensino e a execução deverá ocorrer no prazo de até dois anos 

  • ícone de compartilhamento

De quatro escolas de Divinópolis vencedoras do 1º Prêmio Gerdau Germinar, ocorrido no início de setembro, três são da rede estadual de ensino. As escolas apresentaram projetos dentro da temática “A inovação na prática da educação ambiental". 

A premiação destinou R$ 15 mil a cada uma das unidades para o desenvolvimento dos projetos premiados e a execução deve acontecer em um período de até dois anos. As E.E. Luiz de Melo Viana Sobrinho, Nossa Senhora do Sagrado Coração e Helena Antipoff foram as vencedoras. 

Os projetos foram elaborados pelos educadores com apoio de alunos e suas famílias.  Foram inscritas iniciativas de escolas públicas e privadas nas áreas de ecologia humana, educação patrimonial, iniciação à pesquisa, oficinas sustentáveis e economia circular, tecnologia. 

Na categoria Raiz, voltada para o ensino fundamental do 1º ao 5º ano, a E.E. Luiz de Melo Viana Sobrinho ganhou com o projeto “O Meu Mundo Melhor!”. Eles propuseram uma mobilização da comunidade escolar para a resolução do problema dos lixos deixados nas esquinas próximas da escola. 

O projeto contempla, ainda, a implantação de um ecoponto de coleta de lixo e informações sobre coleta seletiva e conservação do ambiente limpo. Além disso, o projeto propõe a revitalização do jardim da escola e a instalação de bicicletário. 

“A participação da escola em projetos como esse é muito importante, pois traz muitos benefícios em todos os sentidos: interação, aceitação, empatia, uma vez que é possível trabalhar as habilidades e diferenças de cada participante. Além de tudo isso, enriquece nosso trabalho pedagógico, envolvendo todos os componentes curriculares, possibilitando um trabalho interdisciplinar, onde o coletivo é valorizado, assim como a individualidade de cada um”, ressalta a diretora da E.E. Luiz de Melo Viana Sobrinho, Maria Emília Santos. 

A E.E. de Educação Especial Helena Antipoff também recebeu troféu e premiação financeira. Na Categoria Flor, o projeto “Revitalização da Horta Escolar: Uma estratégia didático-pedagógico” foi destaque. A iniciativa busca promover a educação ambiental prática, por meio da revitalização da horta da escola, além de técnicas de semeadura, plantio de hortaliças e manejo da horta. 

“O recurso foi ainda acima da nossa expectativa. Agora nós iremos adaptar o projeto para o âmbito profissional. Tudo estará ligado ao pedagógico porque é uma prática que faz parte do desenvolvimento dos nossos alunos com resultados positivos porque já trabalhávamos na horta com eles em uma proporção bem menor. Agora contaremos com profissionais para ampliar”, conta a diretora da E.E. Helena Antipoff, Marcela Gontijo. 

A E.E. Nossa Senhora do Sagrado Coração venceu com o projeto “A Escola como Facilitadora para o Descarte Ambientalmente Correto de Lixo Eletrônico e como Difusora de Educação Ambiental”. O trabalho pretende unir a comunidade de dentro e fora da escola para que sejam disseminadores de boas práticas em relação às formas adequadas de consumir, reaproveitar e descartar materiais, a partir de um Centro de Informações. 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.  



Últimas