Trabalho itinerante leva cúpula da Segurança Pública ao Triângulo Mineiro

Visita Técnica de Integração em Uberlândia busca pactos e resultados que possam melhorar a segurança

A cúpula da Segurança Pública de Minas Gerais realizou, nesta quinta-feira (21/3), trabalho itinerante de aproximação e diálogo com as forças policiais regionais, Corpo de Bombeiros e demais atores envolvidos na busca da redução da criminalidade, como Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Executivo Municipal, entre outros.

Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi a cidade anfitriã do projeto, chamado de Visita Técnica de Integração. Os debates foram ampliados para o nível regional e, durante todo o dia, duas reuniões e uma audiência pública aberta para toda a população contaram também com representantes de diferentes cidades do Triângulo, como Araguari, Ituiutaba e Tupaciguara.

Todas as agendas aconteceram com a presença do secretário de Segurança Pública, general Mario Araujo, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Giovanne Gomes da Silva, do chefe da Polícia Civil, delegado-geral Wagner Pinto da Silva, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edgard Estevo.

Entre as metas estão o maior compartilhamento de informações entre as instituições, melhora nos processos de integração de ações e busca conjunta por soluções que possam impactar positivamente nos resultados da segurança pública de toda a região. Uberlândia foi a segunda cidade do estado a receber a Visita Técnica de Integração, que já esteve em Montes Claros, no Norte de Minas.

Discussão e aproximação mensal

Durante toda a manhã, os representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Prisional, Sistema Socioeducativo e Prevenção à Criminalidade compartilharam dados e ações realizadas em toda a área de atuação da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (9ª Risp), como forma de identificação das principais políticas adotadas e de alinhamento institucional.

Além disso, foram debatidos os principais problemas que podem obstruir a realização de algumas ações de segurança - com proposições imediatas de resoluções - e avaliadas ações e formas de se trabalhar de maneira ainda mais integrada.

“Somente com integração, como estamos fazendo hoje, vamos alcançar os resultados que a sociedade merece. Queremos a nossa rua de volta. A rua é um lugar público e pertence a toda  sociedade. A diretriz do governador Romeu Zema é de trabalharmos com o máximo de integração e transparência. E é isso que estamos fazendo aqui hoje”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública, general Mario Araujo.

Ao fim da reunião, ficou acertado que os representantes da segurança local replicarão a reunião em nível para ampliar ainda mais o alinhamento das diferentes áreas de atuação da segurança no estado.

Discutindo segurança com a população

Já na parte da tarde, uma audiência pública realizada com a presença da população em geral, vereadores de diversas cidades, representantes de Conselhos Municipais de Segurança Pública (Conseps), entre outras instituições, reuniu demandas de toda a região. Populares fizeram ponderações sobre suas percepções da segurança pública no Triângulo para toda a cúpula de segurança pública e receberam respostas detalhadas sobre todas as questões.

Anamara Gontijo, moradora do Bairro Jardim Canaã, de Uberlândia, foi uma das participantes da audiência e disse estar muito satisfeita em poder ser ouvida e falar com os representantes máximos das instituições sobre suas ideias e desejos para a segurança pública do bairro onde mora.

Logo após a audiência, um encontro reuniu 13 promotores de Justiça e juízes da região, além de contar com a presença da desembargadora Marcia Milanez, coordenadora do projeto Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.