Torcedores com deficiência entram com jogadores no gramado do Mineirão

Ação articulada entre Sedese, Prefeitura de BH, Cruzeiro e administração do estádio faz parte da programação do Setembro Verde

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) realizou no último sábado (21/9), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, o Cruzeiro Esporte Clube e o estádio Mineirão, uma ação com torcedores com deficiência. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de entrar em campo juntamente com os atletas de Cruzeiro e Flamengo, minutos antes do início da partida entre os dois clubes, válida pelo Campeonato Brasileiro.

A ação faz parte da programação do mês da pessoa com deficiência, conhecido também como Setembro Verde. A ação vai contar, ainda, com palestras e debates sobre políticas públicas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência.

Para o subsecretário de Esportes da Sedese, José Francisco Filho, o Pelé, “ações como essas devem existir não só no futebol, mas também em outras modalidades, como vôlei, basquete, futsal, entre outras”, observou. Ele destacou, também, o lado humano da ação. “Hoje, muitas dessas crianças realizaram um sonho de estarem perto de seus ídolos, entrar em campo em um estádio como o Mineirão e ver um espetáculo”, finalizou.

Crédito: Agência i7

Eduardo Cordeiro, de 10 anos, foi uma das crianças a entrar em campo. “Eu já entrei uma vez com eles e senti muita alegria, mas fiquei um pouquinho nervoso hoje”, contou. Para ele, que é autista e sonha em ser jogador de futebol, ver os atletas de perto só o deixa mais animado para realizar o seu sonho. “É muita emoção conhecê-los e todos são muito legais”, afirmou o garoto, que pretende um dia ser ponta esquerda.

Medalhista de prata na etapa estadual do Jemg, na modalidade bocha, Miguel Ferreira, de 12 anos, também fez parte da ação. Para ele, a experiência foi inédita. “Foi a primeira vez que entrei no gramado. Foi muito legal e totalmente diferente do que ver os jogadores pela televisão”, afirmou.

Iniciativas como essa são importantes para conscientizar sobre a importância da inclusão. É o que afirma o coordenador estadual de Articulação e Atenção à Pessoa com Deficiência (Caade) da Sedese, Wesley Barbosa. “Essa ação foi uma forma de chamar a atenção para essa pauta, de maneira que a sociedade entenda que nós precisamos incluir todas as pessoas”, ressaltou.

Para Barbosa, a inclusão é a única forma de estarmos em sociedade. “Na verdade, a inclusão nada mais é do que colocarmos todo mundo junto, no mesmo espaço, sem fazer qualquer tipo de diferenciação. O nosso objetivo é que a sociedade se torne verdadeiramente inclusiva. Hoje, nós estamos em uma fase em que existem leis que garantem o nosso acesso a diversos lugares. Mas nós queremos mudar o olhar direcionado a nós, fazendo com que as pessoas se sintam verdadeiramente incluídas”, pontuou.

Dia D do Trabalhador

Na próxima sexta-feira (27/9), será promovido em Minas Gerais o ‘Dia D do Trabalhador’. A ação, coordenada pela Sedese, vai possibilitar às pessoas com deficiência o acesso a vagas disponibilizadas pelas empresas nos postos de atendimento do Sine em 27 municípios mineiros.

“Neste ano, mais agências do Sine estarão disponíveis para as pessoas com deficiência, além também do número de empresas participantes ser maior do que ano passado”, afirma a auditora Patrícia Siqueira.