Tesouro Estadual do Governo de Minas conquista 2º lugar na maior premiação de TI e comunicação no setor público

Ferramenta automatiza as atividades da Tesouraria Pública com uso de robôs e soluções digitais

  • ícone de compartilhamento

SEF / Divulgação

Mais uma vez, o Governo de Minas, por intermédio da Subsecretaria do Tesouro Estadual (STE) da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), foi agraciado com uma honraria em nível nacional. O projeto Stefan conquistou o segundo lugar no Prêmio Abep de Excelência em Governo Digital. Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação, em parceria com o Ministério da Economia, esse é o maior prêmio do segmento para o setor público no Brasil.

Desenvolvida pelos servidores do Tesouro Estadual, a ferramenta Stefan (Subsecretaria do Tesouro Estadual: Frente de Automatização do Negócio) representa uma revolução nos processos de gestão da Tesouraria Pública, retratando a dedicação da equipe na busca pela inovação e modernização. Ao automatizar atividades, ampliar a transparência e incorporar novas técnicas de ciência de dados em seus processos de negócios, Stefan visa impulsionar a transformação digital da administração pública, apresentando o uso assertivo de robôs e soluções digitais.

Guiada por metodologias ágeis, a ferramenta é encarregada de atividades sem a intervenção humana, a exemplo da atualização automática de portais de transparência ativa do Tesouro Estadual, como Portal iFinanças, Portal das Estatais de Minas Gerais, Portal da Dívida Pública Estadual e Portal de Consulta às ordens de pagamento do Estado; a revisão, sistematização e automatização do processo de gestão de repasses aos municípios; o desenvolvimento de soluções tecnológicas com a utilização das plataformas LowCode, como a construção do Sistema de Gerenciamento de Riscos e respectivo Painel de Monitoramento; e a utilização de automação robótica de processos, que já permitiu, por exemplo, a efetivação de cerca de 450 mil registros, além de economizar mais de R$ 1,5 milhão aos cofres públicos.

O subsecretário do Tesouro Estadual, Fábio Amaral, comemorou o reconhecimento e destacou a importância do prêmio.

"O segundo lugar neste prêmio nacional é mais uma confirmação que respalda o trabalho árduo de nossa gestão. Esse prêmio realça todos os resultados alcançados conjuntamente pela equipe do Tesouro. Seguimos com o propósito de aprimorar nossa eficiência e a qualidade de nossos serviços, com o compromisso de tornar o Tesouro Estadual uma unidade cada vez mais reconhecida por sua excelência", afirmou.

A premiação foi entregue em Brasília, na última sexta-feira (25/8), sendo recebida pelo servidor Pedro Vinícius Campos. Essa vitória se soma à anterior, quando o projeto Stefan conquistou o terceiro lugar no 26º Concurso Nacional de Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública, em 2022.



Últimas