Termina em abril o período de inscrições no Programa Jovem Senador para estudantes da rede estadual

Seleção ocorrerá por meio de redação e um aluno de cada estado poderá vivenciar os trabalhos dos senadores durante uma semana em agosto

Estudantes do ensino médio das escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais podem se inscrever no Programa Jovem Senador 2024 até o dia 30/4. Os interessados devem preencher a Ficha de Inscrição neste link e a seleção dos estudantes será feita por meio de um concurso de redação realizado na própria escola, que terá como tema: “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

A iniciativa vai selecionar 27 alunos, um de cada estado, para passarem uma semana em Brasília, explorando e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado Federal.

Para participar do processo seletivo, o estudante precisa estar devidamente matriculado e frequentar escola pública da rede estadual de ensino, ter, no máximo, 19 anos de idade completados até 31 de dezembro de 2024. Além disso,  também deve estar disponível para participar da Semana de Vivência Legislativa, prevista para ocorrer de 5 a 9/8.

Os selecionados terão todas as despesas com deslocamentos, hospedagem e alimentação durante a Semana de Vivência Legislativa pagas pelo Senado Federal.

Comissão julgadora

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) definiu os membros da comissão avaliadora responsável por analisar as redações dos estudantes que participam do concurso.

Em Minas Gerais, o processo estadual inclui duas etapas: uma seleção regional pelas Superintendências Regionais de Ensino (SREs), onde serão escolhidas três redações representativas de cada região, e uma seleção estadual, onde a comissão avaliadora definirá as três redações do estado que serão enviadas ao Senado Federal.

As comissões avaliadoras das SREs têm entre os dias 2 e 13/5 para selecionar os três textos mais destacados por regional. Após essa fase, uma equipe do órgão central será responsável por definir, no período de 14 a 24/5, as três melhores redações.

O processo seletivo da etapa estadual terá a participação de 14 avaliadores, como forma de garantir maior transparência. São eles: Adriana Martins Araújo, Adriana Soares Nunes de Queiroz, Alysson Faria Costa, Ana Sílvia Gama Pereira Barbosa, Cléber Leonardo de Souza, Cleuza Maria de Oliveira, Elzelina Dóris dos Santos, Karla Cristina Cerqueira, Laurência, Luciana Ferreira Perônico, Mara Letícia Carvalho de Souza Martins, Mariza Pereira Souza, Silvia Regina Morais Ferreira e Vânia Lúcia de Almeida.

Por fim, o Senado Federal selecionará a redação vencedora de cada estado e do Distrito Federal. O resultado será divulgado até 21/6, e os estudantes vencedores se tornarão os jovens senadores de 2024.