Terapia Ocupacional do Ipsemg confecciona órteses para tratamento de beneficiários 

Dispositivos auxiliam na reabilitação funcional 

  • ícone de compartilhamento

Buscando a recuperação funcional e melhora dos movimentos, a equipe do setor de Terapia Ocupacional do Centro de Especialidades Médicas (CEM), unidade própria do Instituto de Previdê​ncia dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), está confeccionando órteses para os pacientes que são encaminhados pelas especialidades de ortopedia, traumatologia, reumatologia, neurologia e cuidados paliativos.

Ipsemg / Divulgação

As órteses são feitas com um material termoplástico de baixa temperatura, que são modeladas de acordo com a necessidade de cada paciente, bem como, contam com outros materiais para sua finalização: velcros, ganchos e elásticos.  

As peças servem para estabilizar ou imobilizar alguma articulação, corrigir deformidades, proteger estruturas após uma cirurgia como reparo de tendão ou fratura e aumentar o movimento de uma articulação. Elas são higienizadas seguindo algumas orientações. 

“As órteses podem ser estáticas ou dinâmicas e são confeccionadas de acordo com a necessidade de cada paciente”, explica a terapeuta ocupacional, Patrícia Couto. “Os dispositivos dinâmicos servem para melhorar o movimento do paciente, favorecendo o uso do membro superior nas atividades diárias e práticas, permitindo o retorno mais rápido ao trabalho” completou.  

A especialista ressalta que quando indicadas corretamente, as órteses podem contribuir significativamente para a melhora funcional.Foi o caso do paciente Bruno Paiva, que iniciou a Terapia Ocupacional no CEM em dezembro de 2022, após ser submetido a uma cirurgia devido a lesão que sofreu no cotovelo direito depois de uma queda. Ele usou três órteses - uma órtese dinâmica para flexão do cotovelo, outra estática para extensão e uma para supinação do antebraço. 

“Tenho certeza que as órteses trouxeram um excelente resultado ao meu quadro clínico e sem elas eu não teria alcançado a evolução que apresento hoje. Com o tratamento, que incluiu o uso das órteses, diversas atividades do cotidiano ficaram mais fáceis e até possíveis de se realizar” compartilhou Bruno Paiva.  

O Setor de Terapia Ocupacional está localizado no Centro de Especialidades Médicas - Rua Domingos Vieira, nº 488, Santa Efigênia, na ala D e funciona de segunda à sexta das 7h às 18h. Atualmente, conta com três terapeutas ocupacionais: Alessandra Ribeiro, Neymar Reggiani e Patrícia Couto. Os beneficiários são atendidos conforme encaminhamento médico de várias especialidades. 



Últimas